Mundo

Terremotos no Irã causaram danos no valor de US$ 400 milhões

Segundo autoridades, é possível que os custos aumentem

Destroços deixados pelos terremotos que atingiram o Irã: mais de 16 mil pessoas ficaram desabrigadas (Atta Kenare/AFP)

Destroços deixados pelos terremotos que atingiram o Irã: mais de 16 mil pessoas ficaram desabrigadas (Atta Kenare/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 14 de agosto de 2012 às 08h44.

Teerã - Os terremotos que devastaram uma zona do noroeste do Irã no último sábado causaram danos no valor de pelo menos 8 trilhões de riales (US$ 400 milhões), segundo os primeiros cálculos, informou nesta terça-feira a agência local "Mehr".

"Este é um cálculo inicial após os tremores e é possível que os custos aumentem", disse Mohamad Ashrafi, vice-governador da província do Azerbaijão Oriental, cenário da tragédia em quatro de seus distritos.

Ashrafi explicou que "307 aldeias sofreram algum dano, entre 1% e 100%", ao tempo que destacou que foram registrados rachaduras e desabamentos em muitas casas de quatro cidades da zona.

Segundo os dados oficiais oferecidos pelo Governo, os dois terremotos consecutivos de sábado causaram pelo menos 306 mortes e deixaram mais de três mil feridos em quatro distritos do Azerbaijão Oriental situados ao nordeste de Tabriz, a capital provincial.

Cerca de 300 mil pessoas foram afetadas pelos sismos, que alcançaram 6,2 e 6 graus na escala Richter, segundo o Centro Sismológico do Irã, embora o Serviço Geológico dos Estados Unidos tenha elevado a magnitude dos terremotos a 6,4 e 6,3 graus.

O governo prometeu ajuda em créditos a juros baixos aos afetados, mas, apesar isso, alguns parlamentares e políticos locais criticaram as autoridades pela que consideram má organização e desigual distribuição da ajuda nas primeiras horas após os terremotos.

"Necessitamos de pão, água engarrafada e comida em conserva", disse o prefeito da área de Jaye, no distrito de Varzagan, Valiola Farach Olahi.

Além disso, algumas autoridades locais e pessoas afetadas criticaram que os trabalhos de busca e resgate entre as ruínas tenham sido finalizados menos de 24 horas depois dos terremotos. 

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaDesastres naturaisIrã - PaísTerremotos

Mais de Mundo

Zelensky critica tentativas de China e Brasil de impor novo plano de paz

Consumidores dos EUA começam a procurar porções menores nos restaurantes, diz relatório do setor

Exército de Israel diz que tropas devem ficar prontas para uma possível entrada no Líbano

"Aumento do nível do mar modificará economia, política e segurança", alerta chefe da ONU