Mundo

Terremoto no sudoeste da China deixa 33 mortos e 79 feridos

Tremor de 6,5 graus na escala Richter atingiu a província de Yunnan na madrugada deste domingo


	China: terremoto de 6,5 graus na escala Richter abalou sudoeste do país
 (Stringer/Reuters)

China: terremoto de 6,5 graus na escala Richter abalou sudoeste do país (Stringer/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de agosto de 2014 às 09h48.

Pequim - Pelo menos 33 pessoas morreram, 79 ficaram feridas e duas estão desaparecidas após um terremoto de 6,5 graus na escala Richter neste domingo na província de Yunnan, no sudoeste da China.

O Centro Sismológico da China informou que o terremoto aconteceu às 16h30 (05h30 em Brasília), com epicentro a 27,1 graus de latitude norte e 103,3 graus de latitude leste com uma profundidade de 12 quilômetros no condado de Ludian, de 266 mil habitantes, pertencente à cidade de Zhaotong, em Yunnan.

A agência oficial Xinhua confirmou que as vítimas são do condado de Qiaojie, da cidade de Zhaotong, que foi gravemente afetada pelo tremor.

O terremoto derrubou e causou dano a muitos edifícios, em particular nas construções mais antigas e residenciais, detalhou o 'Xinhua'.

Oficiais de polícia e paramilitares já se deslocaram para a região, e começaram a montar duas mil barracas, levando três mil camas e três mil cobertores à região.

A administração provincial de Yunnan enviou uma equipede emergência de 30 pessoas ao epicentro do terremoto para avaliar a situação.

Segundo o jornal 'South China Morning Post', o tremor pôde ser sentido em cidades próximas, como a capital provincial, Kunming, além de em Chongqing, Leshan e Chengdu, na província vizinha de Sichuan.

Alguns moradores já publicaram imagens das consequências do terremoto, em que é possível ver janelas e portas rotas ou paredes danificadas.

'Senti uma forte sacudida em meu apartamento, no quinto andar, e alguns objetos pequenos começaram a cair das estantes', contou um morador de Ludian à 'Xinhua'.

As pessoas saíram correndo de suas casas para a rua, e os serviços de luz e comunicações foram afetados.

Este tremor aconteceu poucas horas depois de outro atingir a região ocidental do Tibete, às 14h (3h em Brasília), mas sem vítimas.

Zhaotong está a 300 quilômetros de Kunming, a capital provincial, onde em setembro de 2012 um terremoto de 5,7 graus deixou mais de 80 mortos e feriu mais de 800 pessoas.

O sudoeste da China é uma zona de frequente atividade sísmica e, nesta época do ano, também sofre com intensas chuvas, como as que mês passado causaram sérias inundações e deslizamentos de terra. 

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaChinaDesastres naturaisTerremotos

Mais de Mundo

Eleições na Irlanda: três partidos têm chance de vitória na disputa desta sexta

Presidente do México diz que “não haverá guerra tarifária” com EUA por causa de Trump

Austrália proíbe acesso de menores de 16 anos às redes sociais

Putin ameaça usar míssil balístico de capacidade nuclear para bombardear Ucrânia