Mundo

Terremoto na Turquia e Síria: número de mortos sobe para 21.700

Ajuda humanitária começou a chegar à Turquia; acesso à Síria, que está em guerra civil, é muito mais complicado

Equipes de resgate retiram vítimas de um prédio em Hama, na Síria, que desabou após um forte terremoto na Turquia (Burcin Gercek/AFP)

Equipes de resgate retiram vítimas de um prédio em Hama, na Síria, que desabou após um forte terremoto na Turquia (Burcin Gercek/AFP)

A

AFP

Publicado em 10 de fevereiro de 2023 às 10h09.

As equipes de emergência prosseguiam nesta sexta-feira com as buscas por sobreviventes entre os escombros provocados pelo terremoto que afetou a Síria e a Turquia na segunda-feira, um dos mais devastadores em décadas na região, bom um balanço provisório de 21.700 mortos.

A ajuda humanitária começou a chegar à Turquia. A Alemanha anunciou o envio de 90 toneladas de material por avião. Ao mesmo tempo, acesso à Síria, que está em guerra civil e com o regime alvo de sanções da comunidade internacional, é muito mais complicado.

A guerra destruiu hospitais e provocou problemas no abastecimento de energia elétrica e água na Síria, mas a ONU só consegue enviar ajuda para as zonas controladas por rebeldes no noroeste do país através de Bab al Hawa, na fronteira com a Turquia.

A diplomacia turca afirmou que está trabalhando para abrir outros dois pontos de passagem "com as regiões sob controle do governo sírio, por razões humanitárias".

O secretário-geral da ONU, Antonio Guterres, pediu ao Conselho de Segurança que autorize a abertura de novas passagens de ajuda humanitária entre os países.
"Este é o momento da unidade, não é o momento de politizar ou dividir. É óbvio que precisamos de muito apoio", disse.

Acompanhe tudo sobre:SíriaTerremotosTurquia

Mais de Mundo

Trump classifica a agência de notícias Associated Press como 'organização de esquerda radical'

Às vésperas de se reunir com Trump em Washington, Macron conversa com Zelensky sobre guerra

Senado confirma Kash Patel, apoiador de Trump, como diretor do FBI

Em vitória para Milei, Senado da Argentina suspende primárias para eleições legislativas de outubro