Mundo

Terremoto na Indonésia deixa 1 morto e dezenas de feridos

Abalo de 6,1 graus na escala Richter sacudiu norte da ilha de Sumatra nesta terça


	Terremoto na Indonésia: um menino morreu quando parede desabou durante o tremor. Maioria dos feridos é de crianças, diz imprensa
 (Sutanta Aditya/AFP)

Terremoto na Indonésia: um menino morreu quando parede desabou durante o tremor. Maioria dos feridos é de crianças, diz imprensa (Sutanta Aditya/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 2 de julho de 2013 às 10h08.

Jacarta - Pelo menos uma criança morreu e dezenas de pessoas ficaram feridas por causa do terremoto de 6,1 graus na escala Richter que sacudiu nesta terça-feira o norte da ilha indonésia de Sumatra, informou a imprensa local.

O menino morreu quando uma parede desabou sobre ele durante o tremor, publicou o diário "The Atjeh Post", que acrescentou que a maioria dos feridos também é de crianças.

"O terremoto foi percebido com intensidade durante 15 segundos, da cidade de Bener Meriah a Banda Aceh (a capital provincial)", indicou Sutopo Purwo, porta-voz da Agência de Gestão de Desastres da Indonésia.

Purwo acrescentou que "as pessoas entraram em pânico e saíram de suas casas durante o tremor".

A Agência de Gestão de Desastres da Indonésia indicou que pelo menos 50 pessoas foram transferidas aos hospitais por causa de fraturas e outra classe de lesões enquanto umas dezenas de casas sofreram danos.

As autoridades descartaram a possibilidade que o terremoto provoque um tsunami, devido a sua limitada magnitude e a que seu epicentro se situou em terra firme.

O Instituto Geológico dos Estados Unidos, que monitora a atividade sísmica mundial, indicou que o epicentro se localizou a 10 quilômetros de profundidade, a 55 quilômetros ao sul da cidade de Bireun e a 87 quilômetros ao noroeste de Meulaboh, ambas situadas na região de Aceh, na ilha de Sumatra.

O departamento de sismologia da Tailândia afirmou que o tremor foi sentido em alguns edifícios altos de Bangcoc e na zona turística de Phuket, no sul do país, embora sem causar danos.

A Indonésia fica sobre o chamado "Anel de Fogo do Pacifico", zona de grande atividade sísmica e vulcânica na qual a cada ano ocorrem cerca de 7 mil terremotos, a maioria moderada.

Em 2004, um forte terremoto no norte de Sumatra gerou um tsunami que causou mais de 226 mil mortes em países banhados pelo Oceano Índico.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaDesastres naturaisIndonésiaTerremotos

Mais de Mundo

Yamandú Orsi, da coalizão de esquerda, vence eleições no Uruguai, segundo projeções

Mercosul precisa de "injeção de dinamismo", diz opositor Orsi após votar no Uruguai

Governista Álvaro Delgado diz querer unidade nacional no Uruguai: "Presidente de todos"

Equipe de Trump já quer começar a trabalhar em 'acordo' sobre a Ucrânia