Mundo

Terremoto deixa 19 mortos na Turquia

Há 17 dias um terremoto de 7,2 graus deixou mais de 600 mortes na mesma área

O balanço anterior registrava 12 vítimas fatais para o tremor de 5,6 graus
 (Adem Altan/AFP)

O balanço anterior registrava 12 vítimas fatais para o tremor de 5,6 graus (Adem Altan/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 11 de novembro de 2011 às 11h19.

Istambul - Chega a 19 o número de mortos no terremoto de 5,6 graus na escala Richter que atingiu a província turca de Van na quarta-feira, 17 dias após um terremoto de 7,2 graus causar mais de 600 mortos na mesma área, informa a emissora 'NTV'.

Embora nenhuma fonte oficial tenha confirmado, um jornalista da emissora que trabalha na província afirma que o número de corpos encontrados é maior que o divulgado.

Um total de 27 pessoas foram resgatadas com vida dos escombros de dois hotéis, o Bayram e o Aslan, que caíram junto com outros 23 edifícios da cidade de Van.

Enquanto estes edifícios estavam vazios porque sofreram danos severos no terremoto de outubro, os hotéis continuavam em funcionamento e com vários clientes, porque não apresentavam imperfeições aparentes na estrutura.

Entre os desaparecidos estão dois jornalistas da agência turca 'DHA'. Foram encontradas apenas suas câmeras fotográficas e suas credenciais de imprensa.

Com temperaturas abaixo de zero graus e nevadas que estão dificultando o trabalho das equipes de resgate, o temor é de que os possíveis sobreviventes possam morrer de hipotermia entre os escombros. Os serviços meteorológicos preveem que a temperatura desça até os oito graus negativos durante o fim de semana.

Em declarações ao jornal 'Radikal', um porta-voz da Agência de Gestão de Desastres e Situações de Emergência, disse que o Governo é responsável por delegar o profissional que verifica a situação dos prédios, em resposta a quem certificou que os dois hotéis eram habitáveis.

Na quinta-feira, a Polícia dispersou com gás lacrimogêneo um protesto de vítimas do terremoto contra o delegado do Governo em Van, Münir Karaloglu, que tinha pedido os moradores que retornassem aos edifícios sem danos aparentes. 

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaDesastres naturaisEuropaTerremotosTurquia

Mais de Mundo

Vietnã e EUA iniciam negociações de acordo comercial para contornar alta tarifa de Trump sobre país

Trump assina ordem executiva para aumentar pressão da água nos chuveiros

União Europeia pausa tarifas retaliatórias contra EUA por 90 dias, anuncia Von der Leyen

China e União Europeia vão discutir colaboração em carros elétricos