Mundo

Terremoto de magnitude 8,0 atinge região do Alasca

O terremoto provocou um tremor sentido a longa distância e um alerta de tsunami


	Sismógrafo: o terremoto ocorreu pouco antes das 13h
 (AFP / Frederick Florin)

Sismógrafo: o terremoto ocorreu pouco antes das 13h (AFP / Frederick Florin)

DR

Da Redação

Publicado em 23 de junho de 2014 às 21h32.

Juneau - Um terremoto de magnitude 8,0 atingiu a região das ilhas Aleutas, no Alasca, a uma grande profundidade, provocando um tremor sentido a longa distância e um alerta de tsunami, afirmaram o Serviço Geológico dos Estados Unidos e o Centro Nacional de Alerta de Tsunami.

O alerta de tsunami, posteriormente rebaixado para aviso, levou à retirada de cerca de 150 moradores da cidade de Adak para locais mais elevados, de acordo com reportagens locais. Não ficou imediatamente claro se o tremor deixou vítimas ou danos.

O terremoto foi tão grande e profundo que provocou dezenas de réplicas em uma hora e uma agitação que será registrada por sismógrafos em todo o mundo ao longo das próximas 24 horas, disse o sismólogo que atua como diretor do Centro de Terremoto do Alasca, Mike West.

"Quando há um terremoto grande assim, balança a Terra como um sino", disse West.

O aviso cobre as áreas costeiras do Alasca, de Nikolsko até Attu, disseram autoridades, acrescentando que o nível de ameaça de tsunami estava sendo avaliado para as costas dos Estados Unidos e do Canadá no Pacífico.

A Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA, na sigla em inglês) inicialmente alertou para inundações generalizadas e perigosas nas áreas costeiras e correntes perigosas na região por várias horas em caso de tsunami. O alerta foi rebaixado cerca de duas horas após o terremoto.

O aviso do tsunami, menos grave do que um alerta, estava em vigor para as zonas costeiras do Alasca, de Unimak Pass a Nikolski.

O terremoto ocorreu pouco antes das 13h (18h em Brasília), cerca de 23 quilômetros a sudeste das ilhas Little Sitkin, no Alasca, a uma profundidade de 114 quilômetros, de acordo com o serviço geológico.

Tsunamis são ondas resultantes de terremotos submarinos que podem medir vários metros de altura e inundar áreas costeiras, segundo a NOAA. É preciso um grande terremoto de magnitude 7,0 ou superior para produzir um tsunami.

Em 2004, um tsunami provocado por um terremoto submarino de magnitude 9,3 atingiu a Indonésia e 240 mil pessoas morreram, observou o centro.

Acompanhe tudo sobre:Desastres naturaisEstados Unidos (EUA)Países ricosTerremotos

Mais de Mundo

Trump nomeia Chris Wright, executivo de petróleo, como secretário do Departamento de Energia

Milei se reunirá com Xi Jinping durante cúpula do G20

Lula encontra Guterres e defende continuidade do G20 Social

Venezuela liberta 10 detidos durante protestos pós-eleições