Mundo

Terremoto de magnitude 7,2 sacode El Salvador e países vizinhos

O tremor, que foi sentido em todo El Salvador, obrigou diversas instituições a retirar funcionários como prevenção contra possíveis desabamentos

Terremotos: o abalo sísmico teve origem perto da costa de Usulután, a 100 quilômetros da capital salvadorenha (USGS/Reprodução)

Terremotos: o abalo sísmico teve origem perto da costa de Usulután, a 100 quilômetros da capital salvadorenha (USGS/Reprodução)

E

EFE

Publicado em 24 de novembro de 2016 às 17h27.

Última atualização em 24 de novembro de 2016 às 18h08.

San Salvador - Um terremoto de magnitude 7,2 na escala Richter originado nesta quinta-feira em El Salvador sacudiu grande parte da América Central e provocou um alerta de tsunami, informou o Ministério do Meio Ambiente e Recursos Naturais do país (MARN).

Ainda não houve relatos sobre vítimas ou danos materiais graves devido ao tremor, que aconteceu às 12h43 (hora local; 16h43 de Brasília) em Usulután, foi sentido em todo El Salvador e obrigou diversas instituições a esvaziar edifícios como prevenção contra possíveis desabamentos.

Segundo o MARN, um tsunami com ondas de 30 centímetros a 1 metro de altura "pode gerar fortes e incomuns correntes oceânicas e inundações de menor consideração em praias, estuários e baías, áreas de portos e píeres".

Além disso, o órgão advertiu para o risco de inundações e danos em residências, restaurantes e hotéis próximos à costa.

O governo recomendou que a população se afaste de zonas litorâneas e vá, "se possível, em direção a regiões altas ou a qualquer lugar seguro fora da área de risco".

Além disso, pediu que tripulantes de pequenas e médias embarcações "evitem zarpar nas horas seguintes ao terremoto".

Já a Nicarágua decretou estado de emergência em todo o país por estar sendo afetada pelo furacão Otto, de categoria 2, e sob alerta de um tsunami após o terremoto.

Acompanhe tudo sobre:El SalvadorTerremotos

Mais de Mundo

Votação antecipada para eleições presidenciais nos EUA começa em três estados do país

ONU repreende 'objetos inofensivos' sendo usados como explosivos após ataque no Líbano

EUA diz que guerra entre Israel e Hezbollah ainda pode ser evitada

Kamala Harris diz que tem arma de fogo e que quem invadir sua casa será baleado