Mundo

Terremoto de magnitude 6,1 sacode as ilhas gregas de Creta e Santorini

Região turística tem sofrido, nos últimos meses, vários terremotos que já levaram até o fechamento de escolas durante um mês

Em fevereiro deste ano, população de Santorini deixou a região em embarcações após dezenas de abalos sísmicos inéditos na região (AFP)

Em fevereiro deste ano, população de Santorini deixou a região em embarcações após dezenas de abalos sísmicos inéditos na região (AFP)

AFP
AFP

Agência de notícias

Publicado em 22 de maio de 2025 às 08h30.

Um terremoto de magnitude 6,1 atingiu, nesta quinta-feira, 22, as turísticas ilhas gregas de Creta e Santorini, informou o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS).

O epicentro do tremor foi localizado 82 quilômetros a nordeste da capital de Creta, Heraclio. Sua profundidade foi de 68 quilômetros, afirmou o USGS.

A região turística tem sofrido, nos últimos meses, vários terremotos que já levaram até o fechamento de escolas em Santorini e outras ilhas da área durante um mês.

A atividade sísmica ocorrida entre janeiro e fevereiro não causou vítimas nem danos significativos, embora tenha provocado a fuga de turistas das ilhas.

Desde o fim de fevereiro, foram registrados milhares de terremotos, na maioria de baixa magnitude, entre as ilhas de Santorini, Amorgos, Ios e Anafi, todas localizadas no arquipélago das Cíclades, no Mar Egeu.

Essa região se encontra na zona de convergência das placas tectônicas africana e turca, o que torna comum a ocorrência de atividade sísmica.

Acompanhe tudo sobre:TerremotosGrécia

Mais de Mundo

A estratégia de Trump: como presidente dos EUA aplica tática da 'oferta extrema' nas tarifas

Tarifas de Trump sobre o Brasil entram em vigor nesta quarta; entenda o que acontece agora

Netanyahu diz que Israel deve derrotar Hamas em Gaza para libertar reféns

Tarifas de Trump: EXAME realiza programa ao vivo para analisar impactos nesta quarta