Mundo

Terremoto de magnitude 5,4 atinge Portugal nesta segunda

Epicentro foi localizado a uma profundidade de dez quilômetros

Terremoto atingiu cidades como Porto e Lisboa (USGS/Reprodução)

Terremoto atingiu cidades como Porto e Lisboa (USGS/Reprodução)

Mateus Omena
Mateus Omena

Repórter

Publicado em 26 de agosto de 2024 às 07h30.

Tudo sobreTerremotos
Saiba mais

Um terremoto de magnitude 5,4 atingiu a região marítima próxima à costa de Setúbal, em Portugal, na madrugada desta segunda-feira, 26. O epicentro foi localizado a uma profundidade de dez quilômetros, de acordo com informações do Serviço Geológico dos Estados Unidos.

Apesar do abalo, não foram registradas vítimas ou grandes danos materiais. A Proteção Civil, no entanto, foi acionada por diversas pessoas de diferentes áreas, desde o Alentejo até Coimbra, que relataram ter sentido o tremor, que ocorreu às 5h11 no horário local.

O terremoto foi percebido em várias regiões de Portugal, incluindo nas cidades de Lisboa e Porto. A maioria das ligações recebidas pela Proteção Civil era de pessoas buscando informações sobre o ocorrido e orientações sobre como se proteger desse fenômeno.

Recomendações do governo

O governo federal de Portugal afirmou que está em constante comunicação com todos os serviços competentes para garantir um acompanhamento detalhado da situação.

"Apelamos à população para que mantenha a serenidade e siga as recomendações da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil", disse o governo português.

Em comunicado oficial, o presidente Marcelo Rebelo de Sousa afirmou estar monitorando a situação e reforçou que o tremor não provocou ferimentos ou prejuízos significativos.

Marcelo Rebelo de Sousa também anunciou uma reunião em Belém, em Lisboa, às 10h (horário local), com o primeiro-ministro em exercício e o ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Paulo Rangel, para discutir o ocorrido.

Acompanhe tudo sobre:TerremotosPortugal

Mais de Mundo

‘Hamas sentiu o nosso poder, atacamos Gaza com 153 toneladas de bombas’, afirma Netanyahu

Presidente eleito da Bolívia afirma que vai retomar relações com os EUA após quase 20 anos

Cidadania espanhola 'facilitada' acaba nesta quarta-feira; saiba o que muda na Lei dos Netos

Número de mortos por inundações e deslizamentos no México chega a 76