Mundo

Terremoto de 6 graus atinge Fukushima sem gerar alerta de tsunami

O epicentro do terremoto foi registrado na mesma região onde o terremoto de 11 de março deixou 20 mil mortos e desaparecidos e onde fica a usina nuclear danificada

A nota foi rebaixada devido à crescente possibilidade de que os bancos credores tenham que reestruturar os créditos da empresa
 (Ho/AFP)

A nota foi rebaixada devido à crescente possibilidade de que os bancos credores tenham que reestruturar os créditos da empresa (Ho/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 11 de agosto de 2011 às 23h47.

São Paulo - Um terremoto de magnitude 6 graus na escala Richter atingiu a região japonesa de Fukushima, sem provocar danos ou alerta de tsunami, segundo a Agência Meteorológica do Japão.

O epicentro do terremoto foi registrado na mesma região onde o terremoto de 11 de março deixou 20 mil mortos e desaparecidos e onde fica a usina nuclear danificada.

O tremor ocorreu às 3h22 locais de sexta-feira (15h22 de quinta-feira pelo horário de Brasília) e chegou a registrar em alguns pontos o nível 5 da escala fechada japonesa que vai até 7 - que mede o terremoto mais em função das áreas afetadas do que pela magnitude.

Em cidades como Iitate e Iwaki, a pouco mais de 30 quilômetros da usina nuclear de Fukushima Daiichi, se registrou nível 4 na escala japonesa.

A empresa Tokyo Electric Power Company (Tepco), responsável pela administração da usina, indicou à agência de notícias local "Kyodo" que o tremor não provocou danos nas instalações.

Os bombeiros da província de Fukushima informaram que um homem de 45 anos ficou levemente ferido.

O terremoto também alcançou nível 4 na escala japonesa em vários pontos das províncias de Miyagi, Ibaraki e Tochigi, segundo as autoridades.

O Japão está localizado no chamado Anel de Fogo do Pacífico, uma região que sofre terremotos com relativa frequência.

Após o tremor de 11 de março, o arquipélago japonês sofreu mais de 500 réplicas com magnitude superior a 5 graus na escala Richter.

Acompanhe tudo sobre:Países ricosÁsiaDesastres naturaisTerremotosJapãoFukushima

Mais de Mundo

Trump ameaça enviar tropas federais para Chicago diante da violência crescente

Dólar atinge novo recorde na Argentina, com pressões cambiais elevadas antes das eleições

Terremoto no Afeganistão: número de mortos sobe para mais de 1.400

Trump planeja tarifas 'pesadas' sobre medicamentos importados nos EUA