Mundo

Terremoto de 5,6 graus atinge região de Fukushima

O fenômeno não gerou alerta de tsunami e qualquer problema na usina nuclear de Daiichi

A usina de Fukushima Daiichi foi gravemente afetada pelo terremoto e tsunami de 11 de março, que provocaram uma grave crise nuclear, a pior em 25 anos, que ainda persiste (AFP)

A usina de Fukushima Daiichi foi gravemente afetada pelo terremoto e tsunami de 11 de março, que provocaram uma grave crise nuclear, a pior em 25 anos, que ainda persiste (AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 29 de setembro de 2011 às 11h24.

Tóquio - Um terremoto de 5,6 graus na escala aberta Richter atingiu nesta quinta-feira o nordeste do Japão com epicentro na região de Fukushima, sem gerar alerta de tsunami e qualquer problema na usina nuclear de Daiichi.

O tremor ocorreu às 7h05 (de Brasília) com epicentro no mar em frente ao litoral de Fukushima e a dez quilômetros de profundidade, segundo a Agência Meteorológica do Japão.

Na cidade de Iwaki, a 40 quilômetros ao sudoeste da central de Fukushima Daiichi, o terremoto chegou a 5 graus na escala japonesa de no máximo 7, que se centra mais nas regiões afetadas do que na intensidade do terremoto.

Nas estações de medição mais próximas à usina nuclear, no entanto, o tremor registrou uma intensidade de 1 e 2 graus na escala japonesa, segundo a agência.

A usina de Fukushima Daiichi foi gravemente afetada pelo terremoto e tsunami de 11 de março, que provocaram uma grave crise nuclear, a pior em 25 anos, que ainda persiste. Desde março, o Japão sentiu mais de 660 terremotos superiores a 5 graus na escala Richter.

O país asiático fica no chamado Anel de Fogo do Pacífico e é atingido por vários tremores que, em sua maioria, não provocam graves consequências por causa das rigorosas normas de construção e dos protocolos de segurança vigentes.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaDesastres naturaisJapãoPaíses ricosTerremotosTsunami

Mais de Mundo

Ucrânia propõe à Rússia nova rodada de negociações de paz na próxima semana

Naufrágio de barco turístico no Vietnã deixa pelo menos 34 mortos

Raio provoca incêndio em igreja do século XIX no Canadá; veja o vídeo

Ataque cibernético 'grave e contínuo' atinge Singapura, que acusa China; país nega envolvimento