Mundo

Terremoto de 5,3 graus causa pânico na República Dominicana

O tremor não causou danos significativos até o momento

Sismógrafo: na primeira hora após o terremoto ocorreram quatro réplicas de baixa intensidade, todas próximas de 1 grau na escala Richter
 (AFP)

Sismógrafo: na primeira hora após o terremoto ocorreram quatro réplicas de baixa intensidade, todas próximas de 1 grau na escala Richter (AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 5 de janeiro de 2012 às 09h36.

Santo Domingo - Um terremoto de 5,3 graus na escala Richter atingiu nesta quinta-feira a República Dominicana, sem o registro até agora de danos significativos, informou à Agência Efe um porta-voz do Centro de Operações de Emergência (COE).

O tremor ocorreu às 5h36 (7h36 de Brasília) a dez quilômetros de profundidade e teve o epicentro a 50 quilômetros da capital do país, Santo Domingo, segundo o site do Instituto Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês).

O epicentro ficou a 17 quilômetros da localidade de San José de Ocoa (província homônima) e a mesma distância de Bani (província de Peravia), no sul do país.

'Gerou pânico em nível nacional porque pelo fato de ser superficial foi sentido em todo o país. As pessoas se assustaram', relatou à Agência Efe o técnico do Instituto de Sismologia da Universidade Autônoma de Santo Domingo (UASD) Juan Arias.

O analista disse que, tanto pelas características do terremoto quanto pelo epicentro, está descartado alerta de tsunami, emergência que deve ser declarada nos primeiros 20 minutos posteriores ao tremor.

Na primeira hora após o terremoto ocorreram quatro réplicas de baixa intensidade, todas próximas de 1 grau na escala Richter, acrescentou.

O tremor foi sentido em inúmeros pontos de todo o país, mas nas províncias do sul com maior força.

Em San José de Ocoa dezenas de pessoas saíram às ruas assustadas pelo terremoto e algumas tomaram a precaução de retirar os cadeados dos portões diante da possibilidade de novas réplicas.

Nas redes sociais como Twitter começaram a mostrar mensagens de usuários sentindo o sismo. 

Acompanhe tudo sobre:América CentralAmérica LatinaDesastres naturaisTerremotos

Mais de Mundo

Após pagers, Israel faz bombardeio e mata comandante do Hezbollah em Beirute

Dez anos após desaparecimento de 43 estudantes no México, caso segue sem conclusão

O que é PETN, químico altamente explosivo que pode ter sido usado em pagers do Hezbollah

Novo centro de processamento de minerais vai fazer com que o Canadá dependa menos da China