Carros atingidos pelos escombros de um prédio, em Lorca, sudeste da Espanha (AFP Vasileios Filis)
Da Redação
Publicado em 11 de maio de 2011 às 17h33.
Lorca - Pelo menos dez pessoas morreram nesta quarta-feira após a queda de edifícios provocada por um terremoto de 5,2 graus de magnitude registrado na cidade de Lorca, no sudeste da Espanha, informaram à Agência Efe fontes da Delegação do Governo em Múrcia.
O tremor, que deixou várias pessoas feridas e provocou danos materiais, aconteceu por volta das 18h45 no horário local (13h45 de Brasília) e foi precedido por outro, duas horas antes, de 4,4 graus de magnitude na escala Richter.
O diretor-geral de Comunicação do Governo de Múrcia, Miguel Ángel Pérez, disse à Efe que entre os mortos há um menor de idade.
A mesma fonte assinalou que há vários feridos e que os membros das equipes de segurança rastreiam "casa por casa" na busca de vítimas.
O presidente do Governo espanhol, José Luis Rodríguez Zapatero, ordenou a mobilização da Unidade Militar de Emergências.
O Executivo informou que o terremoto causou danos principalmente em Lorca, uma cidade de 92 mil habitantes, na vizinha Totana, mas também em Albacete e em Vélez-Rubio.
A cidade de Lorca sofreu outro forte terremoto de 4,7 graus em 2005, que não provocou vítimas, mas destruiu cerca de mil casas.
Os tremores desta quarta-feira provocaram pânico entre a população, que foi para as ruas diante do temor de réplicas.
Segundo testemunhas, "as ruas do centro urbano estão desertas e os automóveis vazios, muitos soterrados".