Mundo

Terremoto atinge centro do Chile com intensidade elevada

O tremor registrou magnitude de 5,6 graus Ritcher

Até as 7h41 eram registradas na mesma região um total de seis tremores entre 3 graus e 4,1 graus Richter (Wikimedia Commons)

Até as 7h41 eram registradas na mesma região um total de seis tremores entre 3 graus e 4,1 graus Richter (Wikimedia Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 14 de setembro de 2011 às 09h35.

Santiago do Chile - Um terremoto de 5,6 graus Richter foi sentindo nesta quarta-feira com forte intensidade no centro do Chile, incluindo a capital, sem que até o momento tenha registro de vítimas e danos, informaram fontes oficiais chilenas.

O Serviço Geológico dos Estados Unidos atribuiu ao tremor magnitude de 5,9 graus na escala Richter.

Segundo o Serviço Sismológico da Universidade de Chile, o tremor ocorreu às 4h03 (de Brasília) a 51 quilômetros de profundidade no mar e a 48 quilômetros ao norte do litoral de Valparaíso.

Este organismo corrigiu para cima, mais tarde, a magnitude de 5,5 graus Richter calculada inicialmente e cifrou definitivamente em 5,6 graus.

Este terremoto foi seguido 14 minutos após de outro tremor de 4,1 graus, com epicentro a poucos quilômetros do primeiro, a uma profundidade de 32,5 quilômetros.

Até as 7h41 eram registradas na mesma região um total de seis tremores entre 3 graus e 4,1 graus Richter, percebidos nas localidades mais próximas com intensidades.

Nessa mesma região foi registrado às 19h19 de terça-feira um terremoto de 4,2 graus que teve intensidade baixa.

O tremor de 5,6 graus desta quarta-feira foi percebido com força nas regiões de Coquimbo, Valparaíso e Santiago, e com menos intensidade em O'Higgins e o Maule, assinalou o Escritório Nacional de Emergência (Onemi) do Governo chileno.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaChileDesastres naturaisTerremotos

Mais de Mundo

Autoridades evacuam parte do aeroporto de Gatwick, em Londres, por incidente de segurança

Japão aprova plano massivo para impulsionar sua economia

Rússia forneceu mísseis antiaéreos à Coreia do Norte em troca de tropas, diz diretor sul-coreano

Musk e Bezos discutem no X por causa de Trump