Mundo

Termina votação para eleições gerais da Bósnia

Eleição definirá os representantes das duas entidades políticas autônomas, a Federação da Bósnia e Herzegovina e a República Sérvia


	Homem deposita seu voto na urna no pleito geral da Bósnia, em Potocari
 (Reuters/Dado Ruvic)

Homem deposita seu voto na urna no pleito geral da Bósnia, em Potocari (Reuters/Dado Ruvic)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de outubro de 2014 às 15h22.

Sarajevo - As seções eleitorais na Bósnia-Herzegovina fecharam neste domingo às 19h locais (14h de Brasília) após 12 horas de votação no pleito geral do país, no qual serão escolhidos os representantes públicos das instituições centrais e de suas duas entidades políticas autônomas, a Federação da Bósnia e Herzegovina e a República Sérvia.

Cerca de quatro horas antes do fechamento das urnas, 36,6% dos eleitores tinham exercido seu direito a voto, informou à imprensa Stjepan Mikic, presidente da Comissão Eleitoral Central (CIK, sigla em bósnio).

Na República Sérvia, a participação superou a média do país e foi de 40,4%, enquanto na Federação da Bósnia e Herzegovina foi de 34,4%.

As eleições gerais transcorreram com normalidade, sem incidentes de importância e com poucas irregularidades, segundo a CIK.

Um grupo de ONGs que supervisionaram as eleições, 'Pod lupom' (Sob a lupa), informou que receberam cerca de 60 denúncias de cidadãos revelando pressões de partidos políticos para que votassem por seus candidatos, e que foram distribuídos panfletos com tais instruções.

Também há relatos da presença de cartazes com propaganda de partidos políticos perto de algumas seções eleitorais e que em alguns cidadãos puderam votar com documentos de identidade vencidos.

Nesse pleito, o sétimo desde o fim da guerra (1992-1995), cerca de 3,3 milhões de cidadãos com direito a voto tinham que escolher os três membros da presidência colegiada, formada por um muçulmano, um sérvio e um croata, e os deputados do parlamento nacional.

Também houve a eleição dos deputados do parlamento central e das assembleias das duas entidades autônomas do país.

Além disso, os servo-bósnios votaram para escolher seu presidente e os muçulmano-croatas para renovar os parlamentos locais das dez províncias que formam sua região. EFE

Acompanhe tudo sobre:BósniaEleiçõesEuropa

Mais de Mundo

Yamandú Orsi, da coalizão de esquerda, vence eleições no Uruguai, segundo projeções

Mercosul precisa de "injeção de dinamismo", diz opositor Orsi após votar no Uruguai

Governista Álvaro Delgado diz querer unidade nacional no Uruguai: "Presidente de todos"

Equipe de Trump já quer começar a trabalhar em 'acordo' sobre a Ucrânia