Mundo

Termina evacuação de civis de 2 cidades no norte da Síria

Cerca de 700 opositores do regime sírio foram libertados e já chegaram à região sob domínio rebelde na província de Idlib

6,9 mil pessoas partiram para Aleppo, em cumprimento de um acordo alcançado entre a Rússia e a Turquia com rebeldes (Khalil Ashawi/Reuters)

6,9 mil pessoas partiram para Aleppo, em cumprimento de um acordo alcançado entre a Rússia e a Turquia com rebeldes (Khalil Ashawi/Reuters)

E

EFE

Publicado em 19 de julho de 2018 às 11h32.

Beirute - A evacuação dos civis pró-governo das localidades de Al-Fu'ah e Kefayra, no norte da Síria, terminou com a entrada dos últimos ônibus que os transportavam a território controlado pelo exército sírio, informou nesta quinta-feira o Observatório Sírio dos Direitos Humanos.

Além disso, pelo menos 700 opositores que tinham sido leais ao governo de Damasco, foram libertados e já chegaram à região sob domínio rebelde na província de Idlib. Já os habitantes de Al-Fu'ah e Kefayra, assediadas por facções islamitas há três anos, foram evacuados ao longo da noite.

As duas localidades estão situadas no nordeste da província de Idlib, são de maioria xiita, e suas populações são leais ao presidente da Síria, Bashar al Assad.

A ONG indicou que 6.900 pessoas partiram para Aleppo, em cumprimento de um acordo alcançado entre a Rússia e a Turquia, que estipulou a evacuação dos que apoiam o governo sírio, em troca da libertação de membros do Organismo de Libertação do Levante - a aliança da ex-filial síria do grupo terrorista Al Qaeda - detidos pelas forças do regime de Damasco.

Por outro lado, a agência de notícias estatal, "SANA", acrescentou que dezenas de ônibus chegaram aos centros que foram habilitados para que os civis tenham acesso a "todos os serviços necessários".

Os hospitais também estão sendo preparados para atender os civis que precisam atendimento médico, informou a agência.

Acompanhe tudo sobre:Guerra na SíriaSíria

Mais de Mundo

Yamandú Orsi, da coalizão de esquerda, vence eleições no Uruguai, segundo projeções

Mercosul precisa de "injeção de dinamismo", diz opositor Orsi após votar no Uruguai

Governista Álvaro Delgado diz querer unidade nacional no Uruguai: "Presidente de todos"

Equipe de Trump já quer começar a trabalhar em 'acordo' sobre a Ucrânia