Mundo

Tepco lançará ao mar 11.500 toneladas de água radioativa de Fukushima

Dessa quantia, 10 mil eram dos depósitos especiais da usina e outros 1.500 estavam no porão das únidades 5 e 6

A empresa quer abrir espaço para poder transferir para lá a água com uma radioatividade ainda mais elevada que inunda os prédios de turbinas dos reatores 1, 2 e 3 (AFP)

A empresa quer abrir espaço para poder transferir para lá a água com uma radioatividade ainda mais elevada que inunda os prédios de turbinas dos reatores 1, 2 e 3 (AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 4 de maio de 2011 às 08h17.

Tóquio - A empresa japonesa Tokyo Electric Power (Tepco) operadora da usina nuclear de Fukushima, informou nesta segunda-feira que a partir de amanhã planeja lançar ao Oceano Pacífico até 11.500 toneladas de água radioativa procedente da central.

A Tepco disse que a concentração de radioatividade desse água é cem vezes maior que o limite legal, o que considerou relativamente baixo.

Segundo ao site do jornal "Yomiuri", 10.000 toneladas procedem de depósitos especiais da usina nuclear, enquanto outras 1.500 estavam no porão das unidades 5 e 6.

O objetivo é abrir espaço nesses lugares para poder transferir para ali a água com uma radioatividade ainda mais elevada que inunda os prédios de turbinas dos reatores 1, 2 e 3, e que dificulta seriamente os trabalhos dos operários da Tepco para esfriá-los.

Há dias acontece um vazamento de água contaminada para o mar desde Fukushima que, por seu elevado nível de radioatividade, se suspeita provém do núcleo do reator 2.

Acompanhe tudo sobre:Países ricosÁsiaJapãoacidentes-nuclearesUsinas nucleares

Mais de Mundo

Trump e Putin dizem ter avançado em conversas, mas não anunciam medidas em encontro no Alasca

Decisão poupa Argentina de entregar ações da YPF enquanto recursos não forem resolvidos

Governo Trump cria 'lista de lealdade' e classifica empresas por apoio a seu pacote fiscal

Avião B-2, modelo usado em ataque no Irã, passa perto de Putin em encontro com Trump; assista