Mundo

Tentativa frustrada de golpe na Guiné-Bissau deixa 1 morto e 2 feridos

A tentativa foi anunciada pelo primeiro-ministro Carlos Gomes Junior e a porta-voz do governo nesta segunda-feira

"Nesta segunda-feira pela manhã militares atacaram o Estado-Maior (das Forças Armadas) e se apoderaram de armas", declarou  a porta-voz do governo (Foto/Wikimedia Commons)

"Nesta segunda-feira pela manhã militares atacaram o Estado-Maior (das Forças Armadas) e se apoderaram de armas", declarou a porta-voz do governo (Foto/Wikimedia Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 27 de dezembro de 2011 às 09h21.

Ao menos um militar morreu e outros dois ficaram feridos na noite de segunda-feira na Guiné-Bissau em uma operação de busca dos autores de uma tentativa frustrada de golpe, declarou uma fonte militar.

Uma equipe das Forças Armadas foi enviada a Luanda, um bairro do sul de Bissau, onde ocorreu um tiroteio com "um grupo de suspeitos" que "estavam armados e dispararam", explicou o capitão da equipe, que informou que um de seus soldados "morreu e outros dois ficaram feridos a tiros".

O primeiro-ministro Carlos Gomes Junior e a porta-voz do governo, Adiatu Djalo Nandigna, anunciaram na segunda-feira o fracasso de uma "tentativa de golpe de Estado".

"Nesta segunda-feira pela manhã militares atacaram o Estado-Maior (das Forças Armadas) e se apoderaram de armas. Muitos dos líderes e participantes desta tentativa de golpe de Estado foram detidos", declarou Adiatu Djalo Nandigna.

Pouco antes, o chefe das Forças Armadas, Antonio Indjai, anunciou que um "pequeno grupo de militares" da Guiné-Bissau tentou na segunda-feira "mudar a ordem no seio das Forças Armadas e do governo", atacando o Estado-Maior e as unidades do Exército, mas o golpe foi frustrado.

Acompanhe tudo sobre:ÁfricaDemocraciaDitadura

Mais de Mundo

Presidente do México diz que “não haverá guerra tarifária” com EUA por causa de Trump

Austrália proíbe acesso de menores de 16 anos às redes sociais

Putin ameaça usar míssil balístico de capacidade nuclear para bombardear Ucrânia

Governo espanhol avisa que aplicará mandado de prisão se Netanyahu visitar o país