Mundo

Tensão máxima entre equipes de campanha de Obama e Romney

"A equipe de campanha de Romney tocou oficialmente o fundo", afirmou Lis Smith, uma porta-voz do comitê de campanha de Obama em um comunicado

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 17 de julho de 2012 às 16h21.

Washington - A equipe de campanha de Barack Obama acusou os conselheiros de seu rival Mitt Romney de terem "tocado o fundo do poço" depois de um ex-governador republicano ter afirmado que espera que o atual presidente democrata "aprenda a se tornar" americano.

"A equipe de campanha de Romney tocou oficialmente o fundo", afirmou Lis Smith, uma porta-voz do comitê de campanha de Obama em um comunicado.

Na manhã desta terça-feira, a CNN indicou que o ex-governador de New Hampshire (nordeste) John Sununu havia dito em uma entrevista por telefone: "Eu desejo que este presidente (Obama) aprenda a ser americano".

As tensões entre as duas equipes chegaram ao seu ponto máximo.

O comitê de Obama argumenta que Romney mentiu ao dizer que já não era diretor da sociedade de investimentos Bain Capital na época em que esta empresa envolveu-se em uma onda de demissões, entre 1999 e 2002.

Os democratas também exigem de Romney a divulgação de mais dados sobre sua situação financeira pessoal, incluindo seus ativos em paraísos fiscais, o que o candidato republicano se recusa a fazer.

Após a intervenção do ex-governador Sununu, "a questão é saber o que os republicanos vão inventar agora para evitar responder as sérias perguntas sobre as responsabilidades de Romney na Bain Capital, sobre seus investimentos em paraísos fiscais e contas bancárias no exterior", disse Smith.

Romney e sua equipe replicaram com um argumento semelhante: que Obama prefere concentrar sua campanha atacando seu oponente pessoalmente para evitar responder por seu mau desempenho no campo econômico.

O ataque de Sununu segue a mesma linha de outros lançados por representantes da ala de extrema direita do partido republicano, que levantaram a dúvida sobre o fato de Obama ter nascido em solo americano.

Em 2011, a Casa Branca divulgou a certidão de nascimento completa do presidente, na qual se pode ler que ele nasceu em 4 de agosto de 1961 no estado do Havaí, no Pacífico.

Acompanhe tudo sobre:Barack ObamaEleições americanasEstados Unidos (EUA)Mitt RomneyPaíses ricosPersonalidadesPolíticos

Mais de Mundo

Chefe da Otan se reuniu com Donald Trump nos EUA

Eleições no Uruguai: 5 curiosidades sobre o país que vai às urnas no domingo

Quais países têm salário mínimo? Veja quanto cada país paga

Há chance real de guerra da Ucrânia acabar em 2025, diz líder da Conferência de Segurança de Munique