Mundo

Tenho plena confiança no presidente da Itália, diz autoridade da UE

O presidente da Itália indicou o ex-dirigente do FMI, Carlo Cottarelli, como novo primeiro ministro, negando a indicação feita pelo M5E e da Liga

A representante da União Europeia afirmou que a decisão de Mattarella deve ser respeita, já que está na Constituição Italiana (Italian Presidential Press Office/Reuters)

A representante da União Europeia afirmou que a decisão de Mattarella deve ser respeita, já que está na Constituição Italiana (Italian Presidential Press Office/Reuters)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 28 de maio de 2018 às 10h22.

Última atualização em 28 de maio de 2018 às 10h23.

Roma - A chefe da política externa da União Europeia, Federica Mogherini, afirmou nesta segunda-feira que tem total confiança no presidente italiano, Sergio Mattarella, que vetou o ministro da Economia proposto por um indicado a premiê. Mogherini disse estar convencida de que Mattarella atuava no interesse do povo italiano e da UE, ao impedir a administração proposta pelo Movimento 5 Estrelas e pela Liga.

Em comunicado, Mogherini afirmou: "Eu tenho total confiança, como acredito que todos os italianos têm, nas instituições do país, a começar pelo presidente italiano. Ele é o garantidor da Constituição Italiana".

A autoridade da UE disse ainda estar "confiante" de que as instituições e o presidente provarão que sempre servem aos interesses dos cidadãos do país, o que por sua vez coincide também com o fortalecimento do bloco europeu.

Acompanhe tudo sobre:Crise políticaEleiçõesItáliaUnião Europeia

Mais de Mundo

Israel vai recorrer de ordens de prisão do TPI contra Netanyahu por crimes de guerra em Gaza

SAIC e Volkswagen renovam parceria com plano de eletrificação

Novas regras da China facilitam exportações no comércio eletrônico

Magnata vietnamita terá que pagar US$ 11 bi se quiser fugir de pena de morte