Mundo

Tempestades deixam um morto e milhares sem energia na Califórnia

No norte do estado, um homem morreu quando uma sequoia caiu sobre ele no quintal de sua casa

Vista aérea de trailers cobertos por água em um campo inundado em Petaluma, Califórnia, oeste dos EUA, em 4 de fevereiro de 2024 (AFP Photo)

Vista aérea de trailers cobertos por água em um campo inundado em Petaluma, Califórnia, oeste dos EUA, em 4 de fevereiro de 2024 (AFP Photo)

AFP
AFP

Agência de notícias

Publicado em 5 de fevereiro de 2024 às 14h00.

Última atualização em 5 de fevereiro de 2024 às 14h09.

Grandes áreas do estado da Califórnia, no oeste dos Estados Unidos, foram inundadas nesta segunda-feira, 5, e centenas de milhares de pessoas ficaram sem energia depois de uma tempestade ter provocado fortes chuvas e forçado as autoridades a declararem estado de emergência.

"Esta é uma tempestade grave com impactos perigosos e potencialmente mortais", disse o governador Gavin Newsom, que declarou estado de emergência para oito condados no sul da Califórnia.

No norte do estado, um homem morreu quando uma sequoia caiu sobre ele no quintal de sua casa, segundo a polícia da cidade de Yuba, perto de Sacramento.

De acordo com o rastreador de energia PowerOutage.us, cerca de 700 mil clientes ficaram sem energia na manhã desta segunda-feira.

O site aeronáutico Flightaware.com indicou que dezenas de voos dentro e fora do aeroporto de Los Angeles foram atrasados ou cancelados.

De acordo com o Serviço Meteorológico Nacional (NWS, na sigla em inglês), a previsão é de que caiam de 13 a 20 centímetros em Los Angeles nesta segunda-feira, elevando a quantidade total de chuva nas últimas 48 horas para 35 centímetros.

"As condições cada vez mais saturadas e as enchentes já presentes serão ainda mais agravadas por estas chuvas adicionais, dando continuidade à ameaça de inundações repentinas, urbanas e de riachos, que ameaçam a vida e são localmente catastróficas, assim como uma ameaça de fluxos de detritos e deslizamentos de terra", de acordo com a previsão do NWS na manhã desta segunda-feira.

A agência já havia emitido um alerta sobre "um forte sistema de tempestades no Pacífico que traria inundações perigosas e impactantes, nevascas, ventos, inundações costeiras e ondas fortes para a Califórnia".

Com rajadas de 96 km por hora ou mais, a tempestade faz parte do chamado Pineapple Express ("Expresso Abacaxi", numa tradução livre), fenômeno climático que tem origem no arquipélago havaiano perto de onde chega a umidade tropical.

O NWS descreveu-a como "a maior tempestade da temporada".

Acompanhe tudo sobre:CalifórniaEstados Unidos (EUA)ChuvasMeteorologia

Mais de Mundo

Sobe para 25 o número de mortos em explosões de walkie-talkies do Hezbollah

Exército do Líbano detona dispositivos de comunicação 'suspeitos' após onda de explosões

Parlamento Europeu reconhece Edmundo González Urrutia como presidente eleito da Venezuela

Colômbia suspende diálogo com ELN após ataque a base militar