Imagem de tempestade tropical: Rachel tem ventos máximos sustentados de 65 km/h (AFP/AFP)
Da Redação
Publicado em 25 de setembro de 2014 às 13h39.
Cidade do México - A tempestade tropical "Rachel" se formou nesta quarta-feira a partir de uma depressão tropical na costa mexicana do Oceano Pacífico, informou o Serviço Meteorológico Nacional (SMN), que estabeleceu uma zona de vigilância nos estados de Guerrero, Michoacán, Colima e Jalisco.
O SMN indicou em boletim que "Rachel" se formou às 22h locais (0h de Brasília), com ventos máximos sustentados de 65 km/h, sequências de até 85km/h e deslocamento ao oeste a 19 km/h.
A tempestade se localiza a 525 quilômetros ao sudoeste de Manzanillo, Colima, e a 885 quilômetros ao sul-sudeste de Cabo San Lucas, em Baja California Sur.
"A circulação do sistema favorece o aumento de umidade nos estados do ocidente e, em combinação com uma zona de instabilidade, favorecerá chuvas fortes (25 a 50 milímetros) em áreas de Guerrero, Michoacán, Colima e Jalisco", afirmou o SMN.
O organismo recomendou à população desses estados e à navegação marítima nas imediações do sistema manter precauções e atender as recomendações emitidas pelas autoridades do Sistema Nacional de Defesa Civil.
A nova tempestade se formou enquanto o estado de Baja California Sur tenta recuperar-se dos estragos causados na semana passada pelo furacão "Odile".
Com ventos superiores a 200 km/h, "Odile" chegou na madrugada da segunda-feira da semana passada como furacão de categoria 3 na região de Los Cabos.
Os fortes ventos e intensas chuvas provocaram danos importantes à infraestrutura urbana, elétrica, de telecomunicações e aeroportuária, assim como em hotéis e casas.
O mais recente relatório oficial informa que seis pessoas morreram como consequência direta do furacão.