Mundo

Tempestade tropical Erick se aproxima da costa do México e deve se tornar furacão nas próximas horas

Presidente mexicana, Claudia Sheinbaum, pediu à população que preste muita atenção às informações publicadas por órgãos especializados

Agência o Globo
Agência o Globo

Agência de notícias

Publicado em 17 de junho de 2025 às 15h06.

Última atualização em 17 de junho de 2025 às 15h12.

Tudo sobreFuracões
Saiba mais

A tempestade tropical Erick se aproxima da costa do Pacífico mexicano nesta terça-feira, 17, e deve se tornar um furacão de categoria 1 nas próximas horas, de acordo com o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC).

O NHC informou em seu último relatório que a tempestade está localizada a 460 km de Puerto Ángel, na costa de Oaxaca, com ventos máximos sustentados de 75 km.

A agência meteorológica estimou que Erick se tornará um furacão esta noite ou na madrugada de quarta-feira (horário local). Fortes chuvas são esperadas nos estados de Guerrero, Oaxaca e Chiapas, no sul do país. A presidente mexicana, Claudia Sheinbaum, pediu à população que preste muita atenção às informações da Proteção Civil.

"Há uma chance de que ele evolua para um furacão de categoria 2 e chegue à costa amanhã, quarta-feira. Pedimos a toda a população das costas de Chiapas, Oaxaca e do sul de Guerrero que fique atenta para receber informações", disse ele nas redes sociais.

Devido à sua localização geográfica, o México é atingido por furacões todos os anos, tanto no Pacífico quanto no Atlântico, geralmente entre maio e novembro. Em outubro de 2023, o porto de Acapulco foi atingido pelo furacão Otis, que em questão de horas atingiu a categoria 5, a mais alta na escala Saffir-Simpson, deixando uma onda de destruição, 50 mortos e cerca de 30 desaparecidos.

Em setembro de 2024, a costa sul do Pacífico mexicano foi atingida duas vezes pelo furacão John, que atingiu a categoria 3 e causou pelo menos 15 mortes, a maioria delas em Acapulco.

Acompanhe tudo sobre:FuracõesMéxicoMudanças climáticas

Mais de Mundo

A Terra está rachando? 'Ultrassom' revela placa oceânica com rasgos de 5km de profundidade

Trump afirma que não está considerando ataques na Venezuela

Talibã pede para participar da COP30 em meio às secas no Afeganistão

Haddad lidera agenda estratégica para financiamento antes da COP30