Mundo

Tempestade tropical deixa 440 mortos nas Filipinas

Entre os locais mais afetados estão a cidade de Cagayan de Oro e a cidade de Iligan

Cerca de 20 mil soldados foram mobilizados em uma vasta operação na costa norte da ilha de Mindanao (Cherryl Vergeire/ AFP)

Cerca de 20 mil soldados foram mobilizados em uma vasta operação na costa norte da ilha de Mindanao (Cherryl Vergeire/ AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 17 de dezembro de 2011 às 15h58.

Manila - O número de vítimas da tempestade tropical Washi, que devastou o sul das Filipinas, subiu para 440 mortos neste sábado, informou a Cruz Vermelha.

Entre os locais mais afetados estão a cidade de Cagayan de Oro, onde foram registrados 215 mortos e a cidade de Iligan, onde morreram 144 pessoas, informou à AFP o secretário-geral da Cruz Vermelha filipina, Gwen Pang.

Cerca de 20 mil soldados foram mobilizados em uma vasta operação na costa norte da ilha de Mindanao.

O prefeito de Iligan, Lawrence Cruz, disse que a tempestade provocou "a pior inundação na história de nossa cidade", em declarações à televisão GMA. "Aconteceu muito rápido, quando as pessoas dormiam", completou.

A televisão mostrou imagens de uma família saindo por uma janela de casa e equipes de resgate levando sobreviventes a uma região segura, com a água no nível do peito.

"A maioria das pessoas estava dormindo quando a água da enchente chegou, às 02H30 da manhã (16H30 de Brasília de sexta-feira)", disse à imprensa em Manila Benito Ramos, chefe do escritório de gestão de desastres.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaDesastres naturaisEnchentesFilipinas

Mais de Mundo

Manifestação reúne milhares em Valencia contra gestão de inundações

Biden receberá Trump na Casa Branca para iniciar transição histórica

Incêndio devastador ameaça mais de 11 mil construções na Califórnia

Justiça dos EUA acusa Irã de conspirar assassinato de Trump; Teerã rebate: 'totalmente infundado'