Mundo

Tempestade tropical "Celia" provoca alerta preventivo no México

México - A tempestade tropical "Celia", a terceira a se formar no Pacífico na atual temporada de furacões, provocou um alerta preventivo por fortes chuvas, ventos e ondas altas nos estados mexicanos de Chiapas, Oaxaca e Guerrero, informou hoje uma fonte oficial. Às 10h locais (12h, no horário de Brasília), "Celia" se localizava a 355 […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h37.

México - A tempestade tropical "Celia", a terceira a se formar no Pacífico na atual temporada de furacões, provocou um alerta preventivo por fortes chuvas, ventos e ondas altas nos estados mexicanos de Chiapas, Oaxaca e Guerrero, informou hoje uma fonte oficial.

Às 10h locais (12h, no horário de Brasília), "Celia" se localizava a 355 quilômetros ao sul de Puerto Ángel (Oaxaca), com ventos sustentados de 65 km/h e sequências de 85 km/h, informou o Serviço Meteorológico Nacional (SMN).

O órgão emitiu também um alerta preventivo por chuvas e ventos para os estados de Tabasco e Veracruz, no sul do país, já que as massas de nuvens afetarão a região sudeste do México.

O índice de periculosidade de "Celia" é moderado e seu deslocamento atual é de 7 km/h, na direção oés-sudoeste.

O SMN informou que "Celia" continuará "avançando muito perto do litoral do sul do México. Os modelos de previsão sugerem um notável fortalecimento nas próximas 24 a 48 horas".

A previsão para a noite deste sábado é de que "Celia" aumente sua força, para chegar a ter ventos máximos de 75 km/h, mas continuaria no nível de tempestade tropical.

Já a tempestade tropical "Blas", que se formou no Pacífico há alguns dias, continua se afastando do litoral mexicano e, no mesmo horário, se encontrava a 635 quilômetros a oés-sudoeste de Cihuatlán (Jalisco), com ventos máximos de 100 km/h e sequências de 120 km/h.

Embora "Blas" tenha aumentado sua força, "continuará se distanciando, deixando de representar perigo algum para as costas nacionais", informou o SMN.
 

Acompanhe tudo sobre:América LatinaAquecimento globalClimaMéxicoOceanos

Mais de Mundo

Brasil está confiante de que Trump respeitará acordos firmados na cúpula do G20

Controle do Congresso dos EUA continua no ar três dias depois das eleições

China reforça internacionalização de eletrodomésticos para crescimento global do setor

Xiaomi SU7 atinge recorde de vendas em outubro e lidera mercado de carros elétricos