Casa destruída durante deslizamento causado por tempestade nos Estados Unidos (David Ryder/Reuters)
Da Redação
Publicado em 11 de dezembro de 2014 às 22h42.
San Francisco - Uma tempestade do Pacífico atingiu nesta quinta-feira o norte e o centro do Estado norte-americano da Califórnia, duramente afetado pela seca, com fortes chuvas e ventos, interrompeu o fornecimento de eletricidade, afetou voos, inundou estradas e provocou o fechamento de escolas na área da baía.
Cerca de 240 voos comerciais, entre decolagens e pousos, foram cancelados no Aeroporto Internacional de San Francisco no fim da manhã, e os atrasos de outros voos era de, em média, duas horas, disse o gerente de plantão no aeroporto, Bob Ritiski.
Uma estação de metrô do centro de San Francisco que serve o distrito financeiro foi fechada durante todo o horário de pico da manhã por causa de uma queda de energia, e o sistema de ônibus elétrico foi interrompido em muitas áreas, disseram autoridades de trânsito.
Várias ruas e cruzamentos de rodovias foram inundados na área de San Francisco. Ventos uivavam em Sacramento, capital do Estado, sacudindo prédios e árvores antes do amanhecer, seguido de chuvas pesadas no horário de maior movimento da manhã.
O Serviço Nacional de Meteorologia emitiu alertas de inundação, ondas altas e ventos fortes, advertindo que as chuvas torrenciais podem levar a deslizamentos de terra nas regiões de montanha que foram afetadas por incêndios florestais no início deste ano.
A tempestade deve aliviar apenas em parte a seca recorde na Califórnia, que obrigou os gestores da água a reduzir drasticamente o fornecimento destinado à irrigação agrícola e solicitar medidas firmes de economia em todo o Estado, segundo as autoridades meteorológicas.
A tempestade deve chegar até a noite desta quinta-feira à região sul da Califórnia, no que seria a segunda grande tempestade da área em uma semana. Um terceiro sistema de tempestade está previsto para o fim de semana.