Mundo

Tempestade suspende eletricidade e afeta voos nos EUA

Tempestade no Pacífico atingiu o norte e o centro da Califórnia, e interrompeu fornecimento de eletricidade, afetou voos e provocou inundações

Casa destruída durante deslizamento causado por tempestade nos Estados Unidos (David Ryder/Reuters)

Casa destruída durante deslizamento causado por tempestade nos Estados Unidos (David Ryder/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 11 de dezembro de 2014 às 22h42.

San Francisco - Uma tempestade do Pacífico atingiu nesta quinta-feira o norte e o centro do Estado norte-americano da Califórnia, duramente afetado pela seca, com fortes chuvas e ventos, interrompeu o fornecimento de eletricidade, afetou voos, inundou estradas e provocou o fechamento de escolas na área da baía.

Cerca de 240 voos comerciais, entre decolagens e pousos, foram cancelados no Aeroporto Internacional de San Francisco no fim da manhã, e os atrasos de outros voos era de, em média, duas horas, disse o gerente de plantão no aeroporto, Bob Ritiski.

Uma estação de metrô do centro de San Francisco que serve o distrito financeiro foi fechada durante todo o horário de pico da manhã por causa de uma queda de energia, e o sistema de ônibus elétrico foi interrompido em muitas áreas, disseram autoridades de trânsito.

Várias ruas e cruzamentos de rodovias foram inundados na área de San Francisco. Ventos uivavam em Sacramento, capital do Estado, sacudindo prédios e árvores antes do amanhecer, seguido de chuvas pesadas no horário de maior movimento da manhã.

O Serviço Nacional de Meteorologia emitiu alertas de inundação, ondas altas e ventos fortes, advertindo que as chuvas torrenciais podem levar a deslizamentos de terra nas regiões de montanha que foram afetadas por incêndios florestais no início deste ano.

A tempestade deve aliviar apenas em parte a seca recorde na Califórnia, que obrigou os gestores da água a reduzir drasticamente o fornecimento destinado à irrigação agrícola e solicitar medidas firmes de economia em todo o Estado, segundo as autoridades meteorológicas.

A tempestade deve chegar até a noite desta quinta-feira à região sul da Califórnia, no que seria a segunda grande tempestade da área em uma semana. Um terceiro sistema de tempestade está previsto para o fim de semana.

Acompanhe tudo sobre:CalifórniaChuvasEstados Unidos (EUA)Países ricos

Mais de Mundo

Justiça da Bolívia retira Evo Morales da chefia do partido governista após quase 3 décadas

Aerolineas Argentinas fecha acordo com sindicatos após meses de conflito

Agricultores franceses jogam esterco em prédio em ação contra acordo com Mercosul

Em fórum com Trump, Milei defende nova aliança política, comercial e militar com EUA