Mundo

Tempestade Lidia causa inundações na Baixa Califórnia

Às 7h (horário local, 9h de Brasília), Lidia avançava em direção ao noroeste a uma velocidade de 13 km/h, com ventos de até 120 km/h

Tempestade Lidia: chuvas causaram fortes inundações e duas pontes e uma casa desabaram na Baixa Califórnia do Sul (Fernando Castillo/Reuters)

Tempestade Lidia: chuvas causaram fortes inundações e duas pontes e uma casa desabaram na Baixa Califórnia do Sul (Fernando Castillo/Reuters)

E

EFE

Publicado em 1 de setembro de 2017 às 12h44.

Cidade do México - A tempestade tropical Lidia segue percorrendo a Península da Baixa Califórnia, no nordeste do México, e nas últimas horas causou inundações, danos em infraestruturas e deixou centenas de pessoas desalojadas.

"O centro da tempestade continua sobre a linha da costa. No entanto, durante as próximas horas, as chuvas intensas continuarão sobre a Baixa Califórnia do Sul e o Golfo da Califórnia, e podem se estender até a costa de Sinaloa e o sul de Sonora", informou nesta sexta-feira o Serviço Meteorológico Nacional (SMN).

Às 7h (horário local, 9h de Brasília), Lidia avança em direção ao noroeste a uma velocidade de 13 km/h, com ventos de até 120 km/h.

De acordo o SMN, a tempestade se encontra atualmente na linha da costa, e nas próximas horas tocará terra de maneira intermitente, enquanto avança para o norte do México provocando fortes chuvas em vários estados do noroeste.

A Defesa Civil decretou alerta vermelho (perigo máximo) nos estados de Baixa Califórnia do Sul e Sinaloa, e alerta laranja (perigo alto) no sul da Baixa Califórnia e na costa norte de Sonora.

As chuvas causaram fortes inundações e duas pontes e uma casa desabaram na Baixa Califórnia do Sul, segundo a imprensa local.

Além disso, 81 voos foram cancelados e cinco municípios do estado declararam emergência.

A força da água também arrastou vários carros, e a Defesa Civil aponta que mais de mil pessoas foram levadas a abrigos.

A chuva também chegou aos estados de Sinaloa, Sonora e Colima, que suspenderam as aulas nas escolas.

Acompanhe tudo sobre:Desastres naturaisFuracõesMéxico

Mais de Mundo

Votação antecipada para eleições presidenciais nos EUA começa em três estados do país

ONU repreende 'objetos inofensivos' sendo usados como explosivos após ataque no Líbano

EUA diz que guerra entre Israel e Hezbollah ainda pode ser evitada

Kamala Harris diz que tem arma de fogo e que quem invadir sua casa será baleado