Mundo

Tempestade 'Helene' deve chegar ao México

''Helene'' está situada a apenas 140 quilômetros a leste-sudeste de Tuxpan e a 260 quilômetros ao sudeste de Tampico, ambas no México


	Os meteorologistas do NHC preveem que ''Helene'' siga avançando com o mesmo rumo e a mesma velocidade que tem agora durante um dia ou dois
 (Esparta Palma/Wikimedia Commons)

Os meteorologistas do NHC preveem que ''Helene'' siga avançando com o mesmo rumo e a mesma velocidade que tem agora durante um dia ou dois (Esparta Palma/Wikimedia Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 17 de agosto de 2012 às 20h45.

Miami - Uma nova tempestade tropical, a oitava da temporada no Atlântico e batizada como ''Helene'', nasceu nesta sexta-feira no Golfo do México muito próxima ao litoral mexicano.

A informação foi confirmada pelo Centro Nacional de Furacões (NHC) dos Estados Unidos, que detalhou que a tempestade registra ventos máximos sustentados de 75 km/h, com sequências mais fortes, e se encontra em uma latitude de 20,6 graus norte e uma longitude de 96,1 graus oeste.

Isso quer dizer que ''Helene'' está situada a apenas 140 quilômetros a leste-sudeste de Tuxpan e a 260 quilômetros ao sudeste de Tampico, ambas no México.

Esta frente avança rumo ao noroeste (310 graus) a 11 km/h, o que levou o governo do México a emitir um alerta perante a possível passagem da tempestade nas próximas 24 horas pela zona litorânea compreendida entre Barra de Nautla e La Cruz.

Os meteorologistas do NHC preveem que ''Helene'' siga avançando com o mesmo rumo e a mesma velocidade que tem agora durante um dia ou dois.

Dessa maneira, o centro da tempestade poderia tocar terra na zona em alerta neste sábado, embora os primeiros efeitos possam ser notados já durante esta noite.

A chegada desta frente ao México acontece depois que outra tempestade, ''Ernesto'', que chegou a ser furacão de categoria 1 na escala de 5 níveis de Saffir-Simpson, deixou 12 mortos em sua passagem pelo país. 

Acompanhe tudo sobre:ClimaMeio ambienteMudanças climáticas

Mais de Mundo

Brasil está confiante de que Trump respeitará acordos firmados na cúpula do G20

Controle do Congresso dos EUA continua no ar três dias depois das eleições

China reforça internacionalização de eletrodomésticos para crescimento global do setor

Xiaomi SU7 atinge recorde de vendas em outubro e lidera mercado de carros elétricos