Mundo

Tempestade após erupção vulcânica deixa 12 mortos na Guatemala

Guatemala - Pelo menos 12 pessoas morreram e 11 foram consideradas desaparecidas neste sábado durante a passagem da primeira tempestade tropical da temporada, batizada de Agatha, informaram fontes dos serviços de emergência locais. A Coordenadoria Nacional para a Redução de Desastres (Conred), indicou que o total de mortos chegou a 12, incluindo quatro crianças que […]

Soldados limpam as cinzas do vulcão Pacaya nas ruas de Las Calderas, Guatemala (.)

Soldados limpam as cinzas do vulcão Pacaya nas ruas de Las Calderas, Guatemala (.)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h37.

Guatemala - Pelo menos 12 pessoas morreram e 11 foram consideradas desaparecidas neste sábado durante a passagem da primeira tempestade tropical da temporada, batizada de Agatha, informaram fontes dos serviços de emergência locais.

A Coordenadoria Nacional para a Redução de Desastres (Conred), indicou que o total de mortos chegou a 12, incluindo quatro crianças que morreram na tarde deste sábado depois que um deslizamento de terra que atingiu sua casa, em San José Pinula, 17 km a leste da capital guatemalteca.

A Conred também indicou que há mais de 3.000 desaparecidos.

Primeira tempestade tropical da temporada, a Agatha é acompanhada de ventos de 65 km/h.

Neste país da América Central, regularmente afetado por catástrofes naturais, a forte erupção do vulcão Pacaya, que deixou dois mortos e três desaparecidos na sexta-feira (28), obrigou as autoridades a fecharem o aeroporto international La Aurora, na capital.

"O aeroporto permanecerá fechado por pelo menos cinco dias", declarou à AFP o assessor de Comunicação Social da Presidência, Ronaldo Robles.

A situação pode se agravar, pois uma nova erupção violenta do Pacaya, vulcão mais ativo da América Central, é aguardada para os próximos dias.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaDesastres naturaisVulcões

Mais de Mundo

Posse de Trump: eventos começam neste sábado; veja agenda completa

Cessar-fogo em Gaza: Hamas atribui avanço a Trump e critica Biden

Governo israelense aprova acordo de cessar-fogo e troca de reféns com o Hamas