Soldados limpam as cinzas do vulcão Pacaya nas ruas de Las Calderas, Guatemala (.)
Da Redação
Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h37.
Guatemala - Pelo menos 12 pessoas morreram e 11 foram consideradas desaparecidas neste sábado durante a passagem da primeira tempestade tropical da temporada, batizada de Agatha, informaram fontes dos serviços de emergência locais.
A Coordenadoria Nacional para a Redução de Desastres (Conred), indicou que o total de mortos chegou a 12, incluindo quatro crianças que morreram na tarde deste sábado depois que um deslizamento de terra que atingiu sua casa, em San José Pinula, 17 km a leste da capital guatemalteca.
A Conred também indicou que há mais de 3.000 desaparecidos.
Primeira tempestade tropical da temporada, a Agatha é acompanhada de ventos de 65 km/h.
Neste país da América Central, regularmente afetado por catástrofes naturais, a forte erupção do vulcão Pacaya, que deixou dois mortos e três desaparecidos na sexta-feira (28), obrigou as autoridades a fecharem o aeroporto international La Aurora, na capital.
"O aeroporto permanecerá fechado por pelo menos cinco dias", declarou à AFP o assessor de Comunicação Social da Presidência, Ronaldo Robles.
A situação pode se agravar, pois uma nova erupção violenta do Pacaya, vulcão mais ativo da América Central, é aguardada para os próximos dias.