Mundo

Tempestade "Ernesto" deixa 2 mortos no sudeste do México

Fenômeno avança sobre o norte do estado de Oaxaca e registra ventos de 65 km/h, com sequências de até 85 km/h, segundo o Serviço Meteorológico Nacional mexicano

"Ernesto": imagem mostra a tempestade se aproximando da península de Yucatan (Handout/Getty Images)

"Ernesto": imagem mostra a tempestade se aproximando da península de Yucatan (Handout/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de agosto de 2012 às 09h04.

México - A tempestade tropical "Ernesto", que já causou duas mortes, avança nesta quinta-feira sobre o sudeste do México com intensas precipitações que mantêm as autoridades em alerta máximo diante de possíveis inundações e deslizamentos de terra.

Um dos mortos era um pescador do município de Centla que saiu na noite de quarta-feira para amarrar sua lancha e aparentemente escorregou e caiu no rio, morrendo afogado, disse uma fonte da Defesa Civil de Tabasco.

A outra vítima, identificada como Felipe Galván, morreu em condições similares quando manipulava uma máquina.

"Ernesto" avança sobre o norte do estado de Oaxaca e registra ventos sustentados de 65 km/h, com sequências de até 85 km/h, segundo o Serviço Meteorológico Nacional (SMN) em seu boletim da 0h30 de Brasília.

A secretária de Defesa Civil de Veracruz, Noemí Guzmán, informou que desde a manhã desta quinta-feira foram registradas intensas chuvas em todo o estado, o que pode causar o transbordamento de rios e riachos.

O Governo federal declarou estado de emergência em 27 municípios, principalmente no sul de Veracruz, entre eles Acayucan, Catemaco, Coatzacoalcos, Cosoleacaque, Minatitlán Sayula de Alemán.

O centro da tempestade se localiza 50 quilômetros ao sudoeste de Terra Blanca, em Veracruz, e 60 quilômetros ao oeste de Tuxtepec, em Oaxaca, e avança a 22 km/h em direção oeste, segundo o Serviço Meteorológico.

O organismo mantém uma zona de alerta por chuvas intensas nos estados do leste, centro, sul e sudeste do país por conta do fenômeno, cujo índice de periculosidade é "forte".

Espera-se que "Ernesto" perca força nas próximas horas e vire depressão tropical, mas com potencial para gerar chuvas de intensas a torrenciais, assim como inundações e deslizamentos em zonas urbanas no litoral do Golfo do México, no centro e no sudeste do território mexicano.

Em sua passagem pela Guatemala, "Ernesto" já deixou 251 desabrigados e 51 casas danificadas em diversas zonas do país, informaram fontes oficiais desse país.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaDesastres naturaisMéxicoMortes

Mais de Mundo

'É engraçado que Biden não perdoou a si mesmo', diz Trump

Mais de 300 migrantes são detidos em 1º dia de operações sob mandato de Trump

Migrantes optam por pedir refúgio ao México após medidas drásticas de Trump

Guerra ou acordo comercial? Gestos de Trump indicam espaço para negociar com China, diz especialista