Mundo

Tempestade de neve varre nordeste dos EUA

Tempestade forçou novamente o cancelamento de voos, retardando o tráfego aéreo

Trabalhador limpa a neve de um terminal do aeroporto LaGuardia, em Nova York (Joshua Lott/Reuters)

Trabalhador limpa a neve de um terminal do aeroporto LaGuardia, em Nova York (Joshua Lott/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de fevereiro de 2014 às 19h53.

Nova York - Uma tempestade de inverno varreu em ritmo acelerado o nordeste dos Estados Unidos nesta segunda-feira, forçando novamente o cancelamento de voos, retardando o tráfego aéreo e comprovando que a previsão da marmota Punxsutawney Phil estava correta.

Os viajantes que deixaram a área da cidade de Nova York depois da final da liga de futebol americano, o Super Bowl, na noite de domingo, enfrentaram longos atrasos nos aeroportos da região e se arriscaram em estradas cobertas de neve.

O aeroporto internacional de Newark Liberty, em New Jersey, duramente afetado por atrasos e cancelamentos relacionados à tempestade, era o mais próximo do estádio onde o Denver Broncos foi derrotado pelo Seattle Seahawks por 43x8 na partida da Liga Nacional de Futebol (americano).

"Uma coisa pior do que ver uma partida horrível na noite passada é ficar agora sentado no aeroporto por causa dos atrasos causados pelo clima e provável cancelamento", tuitou Nick Griffith, diretor de esportes da TV Fox 31 em Denver, com a hashtag "#longtrip." A previsão era de que a tempestade levasse à queda de 10 a 20 centímetros de neve em uma área que se estende do leste do Estado de Kentucky até o leste de Nova York, segundo o Serviço Nacional de Meteorologia.

"A neve está vindo mais rapidamente do que podemos removê-la", disse o prefeito da cidade de Nova York, Bill de Blasio, em entrevista à imprensa. Ele afirmou que os esforços para retirar a neve das ruas têm por objetivo um melhor desempenho do que o alcançado no fim de janeiro.

Nessa outra tempestade, alguns moradores de áreas mais ricas no Upper East Side alegaram que suas ruas foram ignoradas, como parte da meta fundamental do prefeito de dar mais ênfase à população de baixa renda.

No aeroporto de Newark, do outro lado do rio Hudson, em New Jersey, 204 voos foram cancelados até meados desta segunda-feira, de acordo com o site Flightaware.com, que rastreia a situação do tráfego aéreo.

Muitos torcedores estavam se queixando depois de ficar horas parados no domingo tentando pegar trens de e para o jogo em uma estação em New Jersey.

Por causa da tempestade de neve, atrasos e cancelamentos também afetaram os aeroportos de LaGuardia e John F. Kennedy, em Nova York, e o Aeroporto Internacional de Filadélfia.

Em todo o país, 1.669 voos foram cancelados, segundo o site Flightaware.com.

Acompanhe tudo sobre:ClimaEstados Unidos (EUA)FrioPaíses ricos

Mais de Mundo

Yamandú Orsi, da coalizão de esquerda, vence eleições no Uruguai, segundo projeções

Mercosul precisa de "injeção de dinamismo", diz opositor Orsi após votar no Uruguai

Governista Álvaro Delgado diz querer unidade nacional no Uruguai: "Presidente de todos"

Equipe de Trump já quer começar a trabalhar em 'acordo' sobre a Ucrânia