Mundo

Tempestade castiga centro e leste do México

Segundo o Centro Nacional de Furacões dos EUA, ventos chegam a até 100 km/h

Especialista do Centro Nacional de Furacões dos EUA observa a tempestade Arlene (Joe Raedle/Getty Images)

Especialista do Centro Nacional de Furacões dos EUA observa a tempestade Arlene (Joe Raedle/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 26 de agosto de 2011 às 13h35.

Xapala, México - O leste e o centro do México foram castigados nesta quinta-feira por fortes ventos e chuvas, que provocaram alguns deslizamentos e queda de árvores, depois que a tempestade Arlene, a primeira importante da temporada no Atlântico, entrou em território mexicano, de madrugada.

Segundo o Centro Nacional de Furacões (CNF) dos Estados Unidos, o olho da tempestade tropical, com ventos de até 100 km/h, se situava às 12H00 de Brasília perto de Cabo Rojo, no norte do estado de Veracruz (leste), que se mantém em alerta vermelho desde a tarde de quarta-feira.

"Espera-se que Arlene se dissipe sobre as montanhas do centro do México na sexta-feira ou na noite de sexta-feira", acrescentou o CNF em seu boletim.

Os portos de Veracruz foram fechados à navegação devido às fortes ondas, que chegaram aos seis metros, ao mesmo tempo em que foram suspensas as aulas e algumas atividades profissionais na região norte do estado, informou a secretaria de Proteção Civil local.

As autoridades locais e federais se mantêm em alerta para o comportamento do nível dos muitos rios que cortam Veracruz. O Exército e a Marinha instalaram 398 refúgios para uma eventual evacuação das comunidades próximas.

Espera-se que Arlene perca força à medida que avance em terra firme, embora sua passagem vá deixar um rastro de nuvens de chuvas, especialmente no centro do México, mas que se estenderá para regiões da Guatemala e de El Salvador.

A tempestade deixará entre 100 e 200 mm de chuva no leste do México, com picos máximos de 380 mm em regiões montanhosas. Isto equivale a uma precipitação de até 380 litros por metro quadrado em 24 horas.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaDesastres naturaisFuracõesMeio ambienteMéxico

Mais de Mundo

Itamaraty alerta para a possibilidade de deportação em massa às vésperas da posse de Trump

Invasão de apoiadores de presidente detido por decretar lei marcial deixa tribunal destruído em Seul

Trump terá desafios para cortar gastos mesmo com maioria no Congresso

Milei chama Bolsonaro de amigo e lamenta ausência em evento de posse de Trump