Mundo

Tempestade avança pelo nordeste dos EUA e cancela mais voos

Desde terça-feira uma tempestade que atinge grande parte do país e provocou a morte de pelo menos sete pessoas

Ciclista enfrenta uma tempestade de neve em Nova York: os governadores de Mississipi e Alabama resolveram declarar o estado de emergência em suas jurisdições (©afp.com / Andrew Burton)

Ciclista enfrenta uma tempestade de neve em Nova York: os governadores de Mississipi e Alabama resolveram declarar o estado de emergência em suas jurisdições (©afp.com / Andrew Burton)

DR

Da Redação

Publicado em 27 de dezembro de 2012 às 16h09.

Nova York - O nordeste dos Estados Unidos sofria com nevascas e fortes ventos nesta quinta-feira, o que levou ao cancelamento de 500 voos em plenas festas de fim de ano.

Desde terça-feira uma tempestade que atinge grande parte do país e provocou a morte de pelo menos sete pessoas.

No total, mais de 2.750 voos foram cancelados desde terça-feira em diferentes aeroportos norte-americanos, desde o Golfo do México (sul) até Nova Inglaterra (nordeste) passando pela área dos Grandes Lagos (norte), segundo o rastreador de voos FlightAware.

Na região de Nova York, os aeroportos de JFK, Newark e LaGuardia sofriam atrasos com os fortes ventos, mas continuavam funcionando, com apenas 66 cancelamentos nos três aeroportos nesta quinta-feira ao meio-dia.

Após sua chegada ao nordeste dos Estados Unidos na quarta-feira à tarde, a tempestade continuava avançando pela Pensilvânia, Nova Jersey, Nova York e Nova Inglaterra, informou o serviço meteorológico nacional norte-americano em seu último boletim das 10H00 locais (13H00 de Brasília).

O alerta se mantinha também quanto a possíveis inundações ao longo da costa nordeste desde Long Island até Maine e fortes ventos em Massachusetts e Rhode Island.

Os ventos alcançaram velocidades de mais de 100 km/h em partes de Nova Jersey, Delaware e Carolina do Norte e mais de 80 km/h em Eatons Neck (Nova York), segundo a mesma fonte.


A quantidade de neve que caiu desde a manhã de 25 de dezembro até quinta-feira às 09H00 locais (12H00 de Brasília) chegava a mais de 35 centímetros em partes do centro do estado de Nova York e na Pensilvânia.

"Atualmente foram registradas fortes nevascas no norte de Nova York e o norte de Nova Inglaterra", informou o serviço meteorológico nacional.

O lugar em que foi registrada a maior nevasca foi Albion (Illinois, centro-norte), com 47 cm.

O governador de Nova York, Andrew Cuomo, ordenou na quarta-feira à tarde a abertura do centro de operações de emergência estatal para coordenar os esforços de resposta.

A extensa tempestade que afeta os Estados Unidos incluiu a passagem de 34 tornados na terça-feira por Texas, Luisiana, Alabama e Mississipi (sul).

Os governadores de Mississipi e Alabama resolveram declarar o estado de emergência em suas jurisdições.

Mais de 200.000 pessoas ficaram expostas ao frio e à escuridão na quarta-feira, depois que a tempestade derrubou as linhas de energia em Arkansas, Mississipi e Texas.

Entre sete vítimas mortais por causa da tempestade, duas crianças morreram quando a mãe perdeu o controle do veículo em que viajavam em uma estrada congelada de Arkansas na noite de natal.

Acompanhe tudo sobre:AviõesChuvasEstados Unidos (EUA)Países ricosTransportesVeículos

Mais de Mundo

Em Davos, Milei diz pede que países abracem 'batalha pela liberdade'

Secretário-geral da Otan elogia fala de Trump sobre novas sanções à Rússia

'É engraçado que Biden não perdoou a si mesmo', diz Trump

Mais de 300 migrantes são detidos em 1º dia de operações sob mandato de Trump