Pessoas se refrescam em praça: agência informou na semana passada que a área continental dos Estados Unidos tiveram seu ano mais quente já registrado em 2012 (AFP/ Yuri Gripas)
Da Redação
Publicado em 15 de janeiro de 2013 às 17h52.
Washington - As temperaturas mundiais estiveram acima da média pelo 36º ano consecutivo em 2012, com regiões do hemisfério norte registrando seu ano mais quente, informaram cientistas americanos esta terça-feira.
O ano de 2012 foi o 10º mais quente desde que os registros começaram em 1880, com as temperaturas médias globais 0,57 grau Celsius acima das do século XX, informou a Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA).
A agência informou na semana passada que a área continental dos Estados Unidos tiveram seu ano mais quente já registrado em 2012. No entanto, algumas áreas, incluindo partes do Alasca, oeste do Canadá, centro da Ásia e a Antártica ficaram mais frias.
Ainda assim, a média global de temperaturas é superior à média do século XX, de 13,9º Celsius, a cada ano desde 1976 e um único ano do século XX - 1998 - foi mais quente do que 2012, destacou a agência.
O senso comum entre os cientistas é de que as temperaturas globais e os eventos climáticos extremos estão aumentando devido às emissões industriais de carbono e outros gases causadores do efeito estufa, que aprisionam o calor na atmosfera.