Mundo

Temer cumprimenta Lopez Obrador pela vitória nas eleições do México

Obrador foi eleito presidente do México e recebeu os cumprimentos do presidente Temer, que afirmou estar disposto a trabalhar na aproximação dos países

Obrador conseguiu mais votos que o segundo e terceiro colocados juntos, representando os dois partidos que há 100 anos governam o país (Daniel Becerril/Reuters)

Obrador conseguiu mais votos que o segundo e terceiro colocados juntos, representando os dois partidos que há 100 anos governam o país (Daniel Becerril/Reuters)

AB

Agência Brasil

Publicado em 2 de julho de 2018 às 10h34.

O presidente Michel Temer cumprimentou o esquerdista Andrés Manuel Lopez Obrador pela eleição para presidente do México. Em mensagem hoje (2) na conta do Twitter, Temer registrou que a amizade entre o Brasil e o México é "muito forte e antiga" e reafirmou a disposição para trabalhar em favor de aproximação ainda maior entre os dois países.

O pleito no México ocorreu ontem (1) e, segundo dados preliminares, Lopez Obrador, conhecido como AMLO, foi eleito com 53% do apoio do eleitorado. A soma dos votos obtidos por ele é maior que a obtida pelo segundo e terceiro colocados, representando os dois partidos que há 100 anos governam o país.

Na madrugada desta segunda-feira (2), Lopez Obrador prometeu iniciar já a transformação no país, combatendo a corrupção e priorizando os povos indígenas e os mais humildes. Em seu primeiro discurso como presidente eleito, enviou mensagem para tranquilizar os mercados. "Vou manter disciplina financeira e fiscal".

A esquerda chega ao poder no México na maior e mais violenta eleição da história recente. E meio ao processo eleitoral, 122 candidatos foram mortos no país.

Acompanhe tudo sobre:BrasilDiplomaciaEleiçõesMéxicoMichel Temer

Mais de Mundo

EUA negocia acordo para que seus navios de guerra não paguem pedágio no canal do Panamá

República Dominicana encerra buscas nos escombros de casa noturna com ao menos 124 mortos

Cúpula da Celac termina sem consenso por não adesão da Argentina de Milei, Paraguai e Nicarágua

Milei enfrenta terceira greve geral na Argentina, à espera de acordo com FMI