Mundo

Telhado verde "nasce" no Empire State Building, em NY

Além de melhor qualificar o ambiente para as pessoas que o frequentam, a eficiência energética também saiu no lucro

Telhado verde: iniciativa faz parte de programa de eficiência energética da administração do edifício, que diminuiu consumo em 38% ao aplicar princípios de retrofit (Divulgação)

Telhado verde: iniciativa faz parte de programa de eficiência energética da administração do edifício, que diminuiu consumo em 38% ao aplicar princípios de retrofit (Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 29 de abril de 2014 às 11h39.

Se você já assistiu algum filme que se passa em Nova York, é muito provável o Empire State Building, um dos prédios mais conhecidos da cidade. Ele é um dos mais novos adeptos do telhado verde.

Quatro jardins, que totalizam 845 m², servirão como áreas de convivência do edifício, onde será possível almoçar, descansar, bater papo ou simplesmente admirar a vista privilegiada.

Além de melhor qualificar o ambiente para as pessoas que o frequentam, a eficiência energética também saiu no lucro. O novo telhado absorve água da chuva, evita alagamentos, ajuda a filtrar o ar e minimizar sua poluição e ainda neutraliza os efeitos provocados pela "ilha de calor" na cidade.

A iniciativa faz parte de um programa de eficiência energética da administração do edifício, que diminuiu o consumo em 38% ao aplicar princípios de retrofit.

O projeto já rendeu a pontuação 80, dos possíveis 100, no programa Energy Star. Também recebeu certificação LEED-EB Gold do Consulado Americano de Edifícios Verdes - United States Green Building Council, em inglês.

Estima-se que a concretização do plano - que incluiu diversas mudanças como elevadores e sistema de refrigeração mais eficientes além da construção de novas janelas - absorveu U$ 550 milhões.

O telhado verde foi implementado pela Xero Flor America, empresa que também tem em seu currículo projetos para locais notáveis como a Escola de Direito de Harvard, o hotel Hilton de Nova York e a Universidade de Columbia.

Seria interessante se este exemplo se espalhasse não só por Nova York, mas pelo mundo inteiro - para que o cinza do cenário urbano seja transformado em verdadeira inspiração que muda a percepção diária das cidades.

Acompanhe tudo sobre:gestao-de-negociosPrédios comerciaisSustentabilidade

Mais de Mundo

Brasil está confiante de que Trump respeitará acordos firmados na cúpula do G20

Controle do Congresso dos EUA continua no ar três dias depois das eleições

China reforça internacionalização de eletrodomésticos para crescimento global do setor

Xiaomi SU7 atinge recorde de vendas em outubro e lidera mercado de carros elétricos