Mundo

"Telesur": governo colombiano e Farc procuram diálogo

Fontes do Executivo colombiano disseram à Efe em Bogotá que não devem "por enquanto" fazer um pronunciamento oficial sobre a informação da "Telesur"


	Guerrilheiro das Farc: segundo a "Telesur", o processo começou a ser elaborado em maio, quando as duas partes iniciaram conversas secretas em Cuba
 (Carlos Villalon/Karl Penhaul/AFP)

Guerrilheiro das Farc: segundo a "Telesur", o processo começou a ser elaborado em maio, quando as duas partes iniciaram conversas secretas em Cuba (Carlos Villalon/Karl Penhaul/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 27 de agosto de 2012 às 14h58.

Caracas - A rede de televisão "Telesur" informou que o governo colombiano e as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) assinaram nesta segunda-feira em Havana um acordo para iniciar diálogos de paz.

"O conteúdo do acordo será anunciado em breve pelo presidente colombiano, que também revelará a agenda temática destes diálogos", disse a emissora em seu site.

Fontes do Executivo colombiano disseram à Efe em Bogotá que não devem "por enquanto" fazer um pronunciamento oficial sobre a informação da "Telesur".

O diretor de informação da "Telesur", Jorge Enrique Botero, afirmou que a emissora confirmou "com fontes de todo crédito que o governo de Juan Manuel Santos e as Farc acabam de assinar um acordo para iniciar diálogos formais da paz".

Segundo a "Telesur", o processo começou a ser elaborado em maio, quando as duas partes iniciaram conversas secretas em Cuba com apoio dos governos de Cuba, Venezuela e Noruega.

"De fato, a instalação formal dos diálogos está prevista para o mês de outubro em Oslo", disse Botero, acrescentando que as partes voltarão a Havana para negociar.

A emissora informou que a delegação do governo colombiano foi composta pelo conselheiro de Segurança, Sergio Jaramillo; o ministro do Meio Ambiente, Frank Pearl, e Enrique Santos, irmão do presidente.

Por parte das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), guerrilha que há mais tempo está em atividade na América Latina, estiveram o comandante Mauricio, conhecido como "O Médico", que sucedeu o assassinado Jorge Briceño "Mono Jojoy", assim como Rodrigo Granda, Marcos Calarcá e Andrés Paris. 

Acompanhe tudo sobre:América LatinaColômbiaFarcTelevisãoTV

Mais de Mundo

O que é o Projeto Manhattan, citado por Trump ao anunciar Musk

Donald Trump anuncia Elon Musk para chefiar novo Departamento de Eficiência

Trump nomeia apresentador da Fox News como secretário de defesa

Milei conversa com Trump pela 1ª vez após eleição nos EUA