Mundo

Taxistas voltam a protestar contra Uber em Buenos Aires

Apesar dos contínuos protestos, 550 mil usuários já baixaram o aplicativo na capital argentina e 37 mil pessoas estão inscritas como motoristas


	Uber: apesar dos contínuos protestos, 550 mil usuários já baixaram o aplicativo na capital argentina e 37 mil pessoas estão inscritas como motoristas
 (Pablo Blazquez Dominguez / Reuters)

Uber: apesar dos contínuos protestos, 550 mil usuários já baixaram o aplicativo na capital argentina e 37 mil pessoas estão inscritas como motoristas (Pablo Blazquez Dominguez / Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de junho de 2016 às 14h21.

Buenos Aires - Aproximadamente, 5 mil taxistas se concentraram nesta quinta-feira no centro da cidade de Buenos Aires para pedir o encerramento completo em nível nacional do aplicativo Uber, que, segundo os sindicatos do setor, funciona normalmente e "segue avançando" na Argentina.

Apesar dos contínuos protestos dos últimos meses, de acordo com dados que o Uber forneceu à Agência Efe, 550 mil usuários já baixaram o aplicativo na capital argentina e 37 mil pessoas estão inscritas como motoristas.

Os sindicatos de taxistas denunciam que apesar das proibições da Justiça, a empresa funciona com total normalidade e já se estende a diferentes cidades da Argentina, como Rosário, Córdoba e Mendoza.

"A Justiça e o governo portenhos nos apoiam, mas queremos que isto seja feito em toda a Argentina", protestou em declarações à Efe o presidente da Federação Nacional de Proprietários de Táxis, Jorge Celia, que pediu à população para não usar o serviço "ilegal".

A Justiça de Buenos Aires ditou em maio o bloqueio do aplicativo, mas o efeito da medida só vale na capital, por isso o Ente Nacional de Comunicações (Enacom), que regula estes serviços, não pode atuar contra a plataforma até que haja um pronunciamento de um juiz federal.

Por sua vez, o secretário de Transporte da cidade de Buenos Aires, Juan José Méndez, disse hoje, em declarações a canais locais, que o Uber não se adequou a nenhum tipo de legislação na Argentina, ao contrário de em outros países onde a empresa se adaptou às normas vigentes.

A concentração de hoje se replicou também em outras cidades da Argentina.

Acompanhe tudo sobre:Política no BrasilAmérica LatinaProtestosMetrópoles globaisUberTransportesmobilidade-urbanaArgentinaBuenos AiresTáxis

Mais de Mundo

Lula diz que abordará guerra da Ucrânia com Trump: ‘Quem sabe nossa química seja levada ao Putin’

Governo dos EUA diz que não pretende sair da ONU, apenas dar um 'empurrão'

Lula diz que ficou feliz com 'química' com Trump: 'falei a ele que temos muito o que conversar’

Lula se comprometeu a fazer ‘tudo o que estiver ao seu alcance’ para ajudar a Ucrânia, diz Zelensky