Mundo

Taxa de obesidade cresce na América Latina

Quase 58% dos habitantes da região, ou cerca de 360 milhões de pessoas, ou está acima do peso ou é obeso, segundo relatório da FAO

Obesidade: o problema é maior em países que são importadores de alimentos (Foto/Thinkstock)

Obesidade: o problema é maior em países que são importadores de alimentos (Foto/Thinkstock)

R

Reuters

Publicado em 19 de janeiro de 2017 às 16h41.

Santiago - A América Latina, antes afligida por desnutrição, agora enfrenta um tipo diferente de crise na saúde pública, à medida que comida processada cada vez mais substitui pratos tradicionais, levando a um aumento nas taxas de obesidade, mostrou um relatório da Organização das Nações Unidas nesta quinta-feira.

Quase 58 por cento dos habitantes da região, ou cerca de 360 milhões de pessoas, ou está acima do peso ou é obeso, segundo relatório conjunto da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) e da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas).

O rápido aumento nas taxas de obesidade tem afligido a região, afetando latino-americanos "independentemente de sua situação econômica, lugar de residência ou origem étnica", disse o documento.

Isso aconteceu, parcialmente, num momento em que o crescimento econômico, a maior urbanização, o aumento na renda média e a integração da região em mercados internacionais reduziram o consumo de comidas tradicionais e aumentaram o de produtos ultra-processados, segundo o relatório.

O problema é maior em países que são importadores de alimentos.

Os países com os maiores níveis de obesidade são Bahamas, México e Chile, com taxas de 69 por cento, 64 por cento e 63 por cento, respectivamente.

Mesmo assim, em meio a uma alta nas taxas de obesidade, a América Latina ainda abriga o país com a maior taxa de desnutrição: no Haiti, 53 por cento da população está desnutrida.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaONUObesidade

Mais de Mundo

Governo da Itália desmantela esquema de fraudes para obtenção de cidadania

Trump conversou por telefone com Maduro sobre possível encontro, diz jornal

Trump diz que vai cancelar 92% das ordens assinadas por Biden

Acordo UE-Mercosul: votação dos países europeus ocorrerá entre 16 e 19 de dezembro