EXAME.com (EXAME.com)
Da Redação
Publicado em 27 de novembro de 2013 às 17h09.
A Universidade de Stanford, nos EUA, realizou neste ano a primeira edição do Bright Award, prêmio que reconhece indivíduos que contribuem significativamente para a conservação ambiental global, e o brasileiro Tasso Azevedo foi o grande vencedor da iniciativa.
Engenheiro florestal, empreendedor socioambiental e curador do Blog do Clima do Planeta Sustentável, Tasso foi indicado pelo comitê julgador - formado por especialistas e membros de Stanford - e escolhido pelo reitor da universidade, Richard Lang, por seus "esforços inovadores que diminuíram o desmatamento na floresta Amazônica e reduziram as emissões de gases do efeito estufa do Brasil".
Com a vitória, Azevedo leva para a casa US$ 100 mil e, ainda, um convite para palestrar em Stanford.
"Foi uma verdadeira honra selecionar Tasso como o primeiro vencedor do Bright Award e uma grande alegria dar a notícia da vitória a ele pessoalmente. Seu trabalho na prevenção do desmatamento gera grandes resultados na América do Sul e sua ânsia de envolver todas as partes nos esforços de preservação é um exemplo para todos que lutam pela conservação ambiental", afirmou Lang, em reportagem publicada no site da Universidade de Stanford a respeito da premiação.
A ideia é que, anualmente, o Bright Award destaque uma personalidade que atua em uma região diferente do mundo em prol do meio ambiente. Em 2013, a América do Sul foi o foco do comitê julgador.
Em 2014, será escolhido alguém da América do Norte e Central e, depois, da Europa, África e Oeste da Ásia, respectivamente.