Mundo

Taro Aso se retrata após citar nazismo em discurso

Durante um discurso nesta segunda-feira, o ministro de Finanças japonês afirmou que o Japão deveria se inspirar na Alemanha nazista na hora de reformar sua constituição


	Taro Aso: "Lamento profundamente que as observações que eu fiz sobre o governo nazista causaram um mal-entendido sobre a minha verdadeira intenção", disse o ministro das Finanças
 (REUTERS/Issei Kato)

Taro Aso: "Lamento profundamente que as observações que eu fiz sobre o governo nazista causaram um mal-entendido sobre a minha verdadeira intenção", disse o ministro das Finanças (REUTERS/Issei Kato)

DR

Da Redação

Publicado em 1 de agosto de 2013 às 06h31.

Tóquio - O ministro de Finanças do Japão, Taro Aso lamentou nesta quinta-feira o furor causado por suas declarações recentes sobre a Alemanha nazista e se retratou em relação às declarações feitas em seu discurso de segunda-feira.

"Lamento profundamente que as observações que eu fiz sobre o governo nazista causaram um mal-entendido sobre a minha verdadeira intenção", explicou Aso, em declaração aos jornalistas.

Ele tentou minimizar a importância das declarações. "Se todas as minhas declarações são lidas, é preciso ficar claro que eu avalio negativamente a Alemanha nazista e a maneira como a Constituição foi alterada", afirmou. "Eu gostaria de me retratar em relação ao uso do governo nazista como exemplo", acrescentou.

Durante um discurso nesta segunda-feira, o ministro de Finanças japonês afirmou que o Japão deveria se inspirar na Alemanha nazista na hora de reformar sua constituição.

"A constituição da Alemanha de Weimar foi discretamente substituída pela constituição da Alemanha nazista. Foi alterada antes que alguém se desse conta. Por que não podemos aprender com essa técnica?", afirmou Aso. Os comentários do ministro se tornaram alvo de críticas rapidamente. Fonte: Dow Jones Newswires.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaJapãoNazismoPaíses ricosPolítica

Mais de Mundo

Confrontos entre guerrilhas deixam 80 mortos e milhares de deslocados na Colômbia

Multidão, caos e homens armados na entrega das reféns em Gaza

Salvadorenhos protestam contra lei de mineração de Bukele

Primeiras reféns libertadas durante trégua com o Hamas em Gaza chegam a Israel