Mundo

Tarifas comerciais podem virar atrito na relação entre Trump e Milei

A Argentina é um dos países do mundo com as maiores taxas sobre produtos americanos

Carolina Ingizza
Carolina Ingizza

Redatora na Exame

Publicado em 14 de fevereiro de 2025 às 10h23.

Última atualização em 14 de fevereiro de 2025 às 10h24.

A relação de proximidade entre o presidente americano Donald Trump e o argentino Javier Milei está ameaçada pelas novas tarifas de importação impostas pelos Estados Unidos.

De acordo com a Bloomberg, a Argentina é um dos países do mundo com as maiores taxas sobre produtos americanos, o que a coloca em sério risco de ser afetada pelas “tarifas recíprocas” anunciadas por Trump nesta semana. O país já foi impactado pelas tarifas de 25% de Trump sobre aço e alumínio.

Essas novas tarifas americanas colocam Milei em um impasse. Apesar da proximidade ideológica com Trump, o presidente argentino está no meio de um esforço para reerguer a economia argentina.

Nos últimos meses, Milei tem enfatizado suas semelhanças com o presidente dos EUA. Ele fez um discurso antiprogressista em Davos, participou de eventos conservadores ao redor do mundo e anunciou sua intenção de deixar a Organização Mundial de Saúde.

Milei conta com um precedente favorável: durante o primeiro mandato de Trump, o ex-presidente argentino Mauricio Macri usou sua amizade com o americano para isentar as empresas argentinas de tarifas sobre o aço.

O líder argentino pode conseguir conversar com Trump cara a cara neste mês, durante sua visita ao evento Conservative Political Action Committee (CPAC).

A dúvida que fica é se essa proximidade ideológica será suficiente para influenciar o presidente americano, que já ameaçou tarifar grandes aliados dos EUA, como União Europeia e Reino Unido. Mesmo Narendra Modi, primeiro-ministro da Índia, com quem Trump tem uma relação amigável, recebeu ameaças de tarifas.

Acompanhe tudo sobre:Javier MileiDonald TrumpTarifas

Mais de Mundo

Indústria da Alemanha espera que eleição seja 'ponto de virada' para destravar investimentos

Após críticas, Trump tenta recontratar funcionários de agência nuclear que foram demitidos

Lula e Macron conversam sobre guerra na Ucrânia e a presença de Kiev nas negociações de paz

Papa Francisco: o que é pneumonia bilateral, condição confirmada no último boletim médico