Mundo

Talibãs anunciam ofensiva de primavera a partir de 1º de maio

Entre os "alvos prioritários" são mencionadas as forças estrangeiras e as autoridades civis e militares do "governo fantoche de Cabul"

Tropas britânicas no Afeganistão (Getty Images)

Tropas britânicas no Afeganistão (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 30 de abril de 2011 às 13h29.

Cabul - Os talibãs afegãos anunciaram que iniciarão no domingo a ofensiva de primavera (hemisfério norte) contra as tropas estrangeiras e afegãs.

"O conselho de governo do Emirado Islâmico do Afeganistão (nome do regime talibã que ficou no poder de 1996 a 2001) deseja anunciar o início das operações de primavera chamadas 'Badar' contra os invasores americanos, seus aliados estrangeiros e seus apoios internos", afirmam os talibças em um comunicado.

"As operações de Badar começarão no Afeganistão no dia 1º de maio de 2011", completa o texto.

A batalha de Badar, no ano 623, foi uma importante vitória para o profeta Maomé.

"Assim como no passado, as operações de Badar se concentrarão nos centros militares, locais de reunião, bases aéreas e nos comboios militares logísticos e de munições dos invasores estrangeiros em todo o país", explicam os talibãs.

Entre os "alvos prioritários" são mencionadas as forças estrangeiras e as autoridades civis e militares do "governo fantoche de Cabul", assim como os diretores de empresas estrangeiras e locais que trabalhem para o "inimigo".

Os talibãs também anunciaram que consideram parte integrante do inimigo o Alto Conselho para a Paz, uma estrutura criada pelo governo afegão para tentar levar os insurgentes à mesa de negociações.

Acompanhe tudo sobre:AfeganistãoÁsiaOriente Médio

Mais de Mundo

Rússia forneceu mísseis antiaéreos à Coreia do Norte em troca de tropas, diz diretor sul-coreano

Musk e Bezos discutem no X por causa de Trump

Otan afirma que uso de míssil experimental russo não vai dissuadir apoio à Ucrânia

Líder da Coreia do Norte diz que diálogo anterior com EUA apenas confirmou hostilidade entre países