Mundo

Talebans consideram eleições no Afeganistão "perda de tempo"

Líder do grupo chamou de "perda de tempo" as eleições presidenciais do próximo ano no país

Tropas americanas patrulham a aldeia de Sangsar, no Afeganistão: "participar em eleições como estas é apenas uma perda de tempo, nada mais", afirma líder taleban (Romeo Gacad/AFP)

Tropas americanas patrulham a aldeia de Sangsar, no Afeganistão: "participar em eleições como estas é apenas uma perda de tempo, nada mais", afirma líder taleban (Romeo Gacad/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 6 de agosto de 2013 às 08h58.

Cabul - O líder dos talebans no Afeganistão, mulá Omar, chamou nesta terça-feira de "perda de tempo" as eleições presidenciais do próximo ano para eleger o sucessor de Hamid Karzai.

"Nosso povo piedoso não vai se cansar com o drama enganoso chamado eleições em 2014, nem vai participar nelas. Participar em eleições como estas é apenas uma perda de tempo, nada mais", afirma Omar em um comunicado que coincide com o fim do Ramadã.

As eleições permitirão eleger o sucessor do presidente Hamid Karzai, que governa o país desde a queda dos talebans em 2001 e que, de acordo com a Constituição, não pode disputar um terceiro mandato.

Na semana passada, as autoridades afegãs afirmaram que terão condições de manter a segurança durante as presidenciais de abril de 2014, apesar das ameaças dos talebans.

Tanto as autoridades do país como a comunidade internacional querem evitar a repetição da situação de 2009, quando as eleições foram marcadas por fraude e pelos ataques talebans.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaTalibãAfeganistãoEleiçõesIslamismo

Mais de Mundo

Exportações da Ásia mantêm força mesmo com tarifas de Trump

Antes de tragédia, Elevador da Glória já descarrilou em Lisboa anos antes por 'anomalia técnica'

Xi Jinping se reúne com Kim Jong-un para discutir laços bilaterais e cooperação

Naufrágio em rio na Nigéria deixa ao menos oito desaparecidos e 32 mortos