Mundo

Taleban mata seis removedores de minas no Afeganistão

Mortes ocorrem um dia após a ONU ter dito que o número de baixas civis no país saltou em 25 por cento no primeiro semestre de 2014


	Policiais afegãos: ONU documentou 4.853 vítimas civis no Afeganistão, incluindo 1.564 mortos e 3.289 feridos
 (Zohra Bensemra/Reuters)

Policiais afegãos: ONU documentou 4.853 vítimas civis no Afeganistão, incluindo 1.564 mortos e 3.289 feridos (Zohra Bensemra/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de julho de 2014 às 10h07.

Cabul - O Taleban matou seis trabalhadores de uma companhia de remoção de minas terrestres no oeste do Afeganistão, disse a polícia nesta quinta-feira, um dia após a Organização das Nações Unidas (ONU) ter dito que o número de baixas civis no país saltou em 25 por cento no primeiro semestre de 2014.

“O Taleban matou seis removedores de minas da organização de remoção de minas terrestres Halo Trust, enquanto eles estava em operação no distrito de Kohsan, em Herat. Eles sequestraram três pessoas”, disse Abdul Rauf Ahmadi, um porta-voz do chefe da polícia local. “Os removedores de minas iniciaram sua viagem no começo da manhã e não informaram a polícia”, disse Ahmadi, acrescentando que uma busca estava em andamento para resgatar os três sequestrados.

A ONU documentou 4.853 vítimas civis no Afeganistão, incluindo 1.564 mortos e 3.289 feridos, no período de 1o de janeiro a 30 de junho. Na província de Zabul, sul do país, quatro policiais foram mortos por três de seus colegas durante a noite.

Um policial trocou de lado e desertou para o Taleban com armas e um veículo da polícia. “O incidente aconteceu no distrito de Jaldak, em Zabul. Uma investigação está em andamento”, disse o vice-governador de Zabul, Mohammad Jan Rasoulyar, à Reuters.

O Taleban reivindicou a responsabilidade pelo ataque de Zabul. Também nesta quinta-feira, militantes talibans entraram em uma casa de Zabul, no distrito de Shahjoi, e mataram uma mulher, acusando-a de cooperar com o governo, disse a polícia.

Acompanhe tudo sobre:AfeganistãoÁsiaIslamismoMortesTalibã

Mais de Mundo

Morre no exílio na Nicarágua o ex-presidente salvadorenho Mauricio Funes, condenado por corrupção

Começou a seguir Trump e JD Vance 'sem saber' no Instagram? Entenda o que está acontecendo

Trump promete nova tarifa de 10% sobre a China e ações asiáticas caem

Trump chama bispa de Washington de 'desagradável' e exige desculpas