Mundo

Taleban ataca complexo de inteligência do Afeganistão

Seis pessoas morreram e 30 ficaram feridas no ataque com carro bomba


	Policiais afegãos ao lado do local onde ocorreu o ataque com carro bomba
 (Reuters/Parwiz)

Policiais afegãos ao lado do local onde ocorreu o ataque com carro bomba (Reuters/Parwiz)

DR

Da Redação

Publicado em 30 de agosto de 2014 às 11h23.

Cabul - Insurgentes do Taleban atacaram um complexo da agência de inteligência do Afeganistão, na cidade de Jalalabad, neste sábado, matando seis pessoas e ferindo mais de 30, disseram autoridades.

Dois rebeldes conduziram um carro e um caminhão carregado de explosivos até o portão da sede provincial da Diretório Nacional de Segurança em Jalalabad, a cidade mais importante do leste do Afeganistão.

Os agressores se explodiram na entrada, abrindo caminho para outros seis insurgentes entrassem no complexo.

"Os terroristas entraram no prédio, mas foram rapidamente abatidos a tiros pelas forças de segurança", disse Hazrat Hussain Mashriqiwal, um porta-voz da polícia local.

O Taleban reivindicou a responsabilidade pelo ataque. Zabihullah Mujahid, porta-voz do grupo, disse que os combatentes estavam armados e tinham coletes de bombas presos a seus corpos.

O ataque deste sábado ocorreu em um momento em que os talebans estão intensificando uma ofensiva no Afeganistão, aproveitando um período de incerteza política causada pela disputa eleitoral no país.

Na cidade de Farah, homens armados mataram a tiros 11 civis e feriram outros quatro, segundo informações da agência de notícias Xinhua. Quinze civis estavam indo para o Irã, quando um grupo de homens armados não identificados os parou na área de Abu Nasar Farahi na província de Farah nesta manhã e, após um interrogatório, abriram fogo brutalmente, matando 11 deles no local e ferindo outros quatro, afirmou um porta-voz do governo provincial.

O oficial culpou os "inimigos da paz" pelo incidente, uma referência para os militantes do Taliban. Os insurgentes não se manifestaram sobre o caso.

Milhares de afegãos estão deixando o país em direção aos Estados vizinhos, especialmente o Irã e o Paquistão, para escapar do Taleban, das dificuldades econômicas e do desemprego. Fonte: Dow Jones Newswires.

Acompanhe tudo sobre:AfeganistãoÁsiaAtaques terroristasIslamismoTalibãTerrorismo

Mais de Mundo

Israel ameaça não ter cessar-fogo se Hamas não liberar lista de reféns a serem libertados

Justiça prorroga prisão de presidente da Coreia do Sul temendo destruição de provas

Quais as chances de Trump anexar Canadá e Groenlândia após tomar posse?

Trump avalia adiar proibição do TikTok por 90 dias após assumir presidência dos EUA