Mundo

Taleban anuncia série de ataques contra governo do Paquistão

Os talebans do Paquistão anunciaram que realizarão uma onda de ataques contra o governo, depois de terem escolhido novo líder


	Militantes paquistaneses do taleban: "atacaremos as forças de segurança, sedes governativas, lideres políticos e polícia", disse membro do Taleban
 (Tariq Mahmood/AFP)

Militantes paquistaneses do taleban: "atacaremos as forças de segurança, sedes governativas, lideres políticos e polícia", disse membro do Taleban (Tariq Mahmood/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 8 de novembro de 2013 às 08h54.

Dera Ismail Khan - Os talebans do Paquistão anunciaram que realizarão uma onda de ataques contra o governo do Paquistão, depois de terem escolhido como novo líder Mullah Fazlullah.

"Atacaremos as forças de segurança, sedes governativas, lideres políticos e polícia", disse Asmatullah Shaheen, chefe da shura, o conselho diretor do movimento insurgente Tehreek-e-Taleban. A nomeação de Maulana Fazlullah como chefe do movimento taleban teria sido apoiada por Mullah Omar, o líder dos talebans afegãos, revelou hoje o jornal The News em artigo assinado pelo especialista em terrorismo Amir Mir.

Depois da morte de Hakimullah Mehsud, morto por um avião não tripulado dos Estados Unidos há uma semana, o conselho dos talebans estava dividido sobre a escolha entre dois candidatos ambos pertencentes às 40 frações que compõe o movimento.

"Neste ponto interveio o Mullah Omar que é reconhecido como comandante supremo de todos os talebans" para sugerir o nome de Fazlullah, um militante "que combateu com os talebans afegãos e que está na província afegã", informou Mir.

Fazlullah foi o comandante quem planejou o ataque contra a jovem ativista paquistanesa Malala Yousafzai, que foi atingida por um tiro na cabeça enquanto voltava da escola em 2012. Ela foi atacada por falar contra o Taleban que limita o acesso das meninas à educação.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaAtaques terroristasIslamismoPaquistãoTalibãTerrorismo

Mais de Mundo

Israel ameaça não ter cessar-fogo se Hamas não liberar lista de reféns a serem libertados

Justiça prorroga prisão de presidente da Coreia do Sul temendo destruição de provas

Quais as chances de Trump anexar Canadá e Groenlândia após tomar posse?

Trump avalia adiar proibição do TikTok por 90 dias após assumir presidência dos EUA