Mundo

Taleban ameaça cidade no sul do Afeganistão e civis fogem

Forças do Taleban avançaram sobre a capital da província afegã de Helmand em meio a violentos combates com as forças do governo


	Policiais afegãos participam de treinamento em acampamento do exército americano na província de Helmand
 (Adek Berry/AFP)

Policiais afegãos participam de treinamento em acampamento do exército americano na província de Helmand (Adek Berry/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 20 de outubro de 2015 às 17h12.

Lashkar Gah - Forças do Taleban avançaram sobre a capital da província afegã de Helmand nesta terça-feira em meio a violentos combates com as forças do governo que ameaçavam bloquear uma estrada principal e levaram muitas famílias a fugir.

Os combates perto da cidade de Lashkar Gah ocorrem três semanas após o Taleban conquistar sua maior vitória na guerra de 14 anos ao capturar a cidade de Kunduz, no norte, e manter o centro da cidade sob seu controle por três dias antes de as forças do governo recuperarem a área.

"A capital de Helmand parece estar sob séria pressão militar", disse uma autoridade ocidental.

"Estamos ouvindo relatos de civis que fogem em grande número."

A província de Helmand é um dos maiores centros mundiais de cultivo de ópio, com uma mistura complexa de guerras tribais e grupos insurgentes Talebans criando um problema crônico para o governo apoiado pelo Ocidente.

O governador da província, Mirza Khan Rahimi, disse que combates pesados ​têm acontecido há dois dias no distrito de Gereshk, ao norte da cidade.

Os combates ameaçaram o tráfego pela estrada que é a principal artéria de transporte entre Kandahar, a maior cidade do sul, e Herat.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaOriente MédioTalibãAfeganistãoIslamismo

Mais de Mundo

Governo da Itália desmantela esquema de fraudes para obtenção de cidadania

Trump conversou por telefone com Maduro sobre possível encontro, diz jornal

Trump diz que vai cancelar 92% das ordens assinadas por Biden

Acordo UE-Mercosul: votação dos países europeus ocorrerá entre 16 e 19 de dezembro