O presidente de Taiwan, Ma Ying-jeou: "enfatizamos que, em áreas onde a soberania não pode ser dividida, os recursos devem ser partilhados" (Jorge Cabrera/Reuters)
Da Redação
Publicado em 26 de maio de 2015 às 11h19.
Taipei - O presidente taiwanês, Ma Ying-jeou revelou nesta terça-feira um plano para acalmar as tensas disputas territoriais sobre o Mar do Sul da China, uma região rica em recursos naturais.
Segundo o plano de Ma, os países que hoje reivindicam para si o território se juntariam para explorar conjuntamente seus recursos.
"Enfatizamos que, em áreas onde a soberania não pode ser dividida, os recursos devem ser partilhados", disse em um discurso ao fórum de pesquisa da região da Ásia e Pacífico.
Além da China e de Taiwan, Brunei, Malásia, Vietnã e Filipinas disputam os 3,5 milhões de quilômetros quadrados da região.
A iniciativa taiwanesa, no entanto, deve encontrar alguma dificuldade de aceitação, uma vez que muitos países não tem relações diplomáticas com Taipei.
A China reivindica soberania sobre Taiwan, e usa seu poder político e econômico para impedir que países tenham relação diplomáticas com a ilha. Fonte: Associated Press.