Menino faz refeição na cidade taiwanesa de Kaohsiung atrás de uma janela protegida com fitas isolantes antes da chegada do tufão Krathon, em 1º de outubro de 2024 (AFP)
Agência de notícias
Publicado em 2 de outubro de 2024 às 08h36.
Última atualização em 2 de outubro de 2024 às 08h40.
Taiwan fechou escolas e escritórios e evacuou moradores nesta quarta-feira (noite de terça, 1º, no Brasil) diante da aproximação do tufão Krathon, que causou temporais e ventos fortes no leste e no sul da ilha.
Com ventos sustentados de 173 km/h e rajadas de 209 km/h, Krathon se aproximava na quarta-feira da ilha e deverá tocar o solo na manhã de quinta-feira, segundo a Administração Climática Central.
O meteorologista Zeng Zhao-zheng disse à AFP que o ciclone perdeu força e era esperado que continuasse se enfraquecendo antes de tocar o solo.
Escritórios e escolas foram fechados em toda a ilha e o Ministério do Interior disse que quase dez mil pessoas foram evacuadas de áreas vulneráveis preventivamente.
O presidente Lai Ching-te advertiu na terça-feira que o tufão poderia causar "danos catastróficos" e urgiu o público a se manter vigilante para a sua chegada.